quarta-feira, 1 de abril de 2015

Review: NBA Hangtime


Título: Nba hang time
Desenvolvedora:
FunCom
Ano de lançamento: 1996
Plataforma: Super Nintendo Entertainmente System

Olá pessoal, vocês gostam de jogos de basquete realistas? Provavelmente a maioria dirá que sim, mas o jogo de hoje é tudo menos realista, estou falando do grande NBA Hangtime (Pela primeira vez estou falando de um jogo de esporte).

O sistema de jogo é bem diferente de outros jogos de basquete, pois para começar, as partidas são compostas por times de dois jogadores, como se fosse um jogo de rua e como se não fosse o bastante a jogabilidade é algo bem única, pois os jogadores tem uma barra de Turbo que permite aos jogadores correrem.

E por ter apenas dois jogadores por time (e a remoção de algumas regras), o jogo se torna mais dinâmico e rápido e por causa desta velocidade, raramente os jogadores irão arremessar as bolas a cesta, normalmente eles darão preferência para enterradas, e é aqui que o jogo brilha.

As enterradas são coisas bem especiais, pois os jogadores saltam a alturas absurdas (coisa possível na vida real é possível apenas com cama elástica) e também é possível realizar enterradas em equipes, passando a bola no ar para que o seu parceiro pegue a bola e a enterre (coisa que pode ser muito útil para enganar os oponentes).


Mas agora vem onde o jogo brilha, a criação de personagens, pois é possível escolher a altura, o peso, o uniforme e até mesmo a cabeça do jogador, você deve ter estranhado o fato de ter dito escolher a cabeça não? Isto é porque as cabeças não são editáveis (ou seja, use esta ou pegue outra) e a grande maioria são estranhas, como cabeças como, de palhaço, de lobo, de galinha entre outras.

E agora entra a parte interessante da criação de personagens, ao se criar um personagem o jogador deve escolher um nome e uma senha (para manter seu personagem seguro) e ganha alguns pontos para distribuir ente os diversos status do personagem, e estes status afetam grandemente a jogabilidade com o personagem.

Os atributos são os seguintes:


Height: É a altura do jogador (em polegadas), jogadores maiores são mais fortes mas lentos, enquanto os mais baixos são mais rápidos e roubam a bola mais facilmente.
Weight: É o peso dele (em libras).
Speed: Como o nome diz, este status deixa o personagem mais rápido.
Power: Este serve para aumentar a força do personagem facilitando vencer os oponentes durante o jogo de corpo.
Shoot: Melhora a precisão de arremeços a cesta.
Dunks: Melhora a precisão de enterradas (assim evitando boladas na borda da cesta).
Steal: Aumenta a taxa de sucesso ao se tentar roubar a bola.
Block: Melhora a defesa do jogador.

E além de tudo isso o jogador por ativar alguns privilégios como, Break Backboard, Stealth Turbo, Big Head, Hide attributes, Smarter Drone, Auto rebound e Back door, que são mais visuais que qualquer outra coisa, como deixar os jogadores com cabeção, ou esconder os atributos, barra de turbo e outros.

Na tela inicial temos três modos:


O Create Player: Aqui é onde o jogador passará boa parte de seu temo, pois a edição do personagem nunca acaba.
O Enter Name: Aqui o jogador insere o nome e senha de um personagem criado para usá-lo em qualquer time que queira.
O Select Teams: Aqui é onde se joga apenas com os times padrões, nada de usar alguém com cabeça de galinha aqui.

Os gráficos são bons, as músicas e efeitos sonoros são ótimos e motivantes, a jogabilidade é bem fluída e eficiente. A criação de personagens é bem divertida e poder controlar os atributos tirando os pontos de um e colocando em outro permite configurar seu jogador de diversas maneiras diferentes, porém, o fato de ter que ver a tela de Game Over após cada partida e ter que redigitar o nome e senha de seu personagem a cada partida (por causa disso você acabará chamando seu personagem de AAAAAAA antes da décima partida).

No mais, apesar desse problema irritante este é um ótimo jogo para se jogar tanto sozinho quanto multiplayer, especialmente se você gosta de um bom jogo de basquete sem muito enrolação (especialmente porque a maioria das regras, como faltas, foram removidas) deixando o jogo extremamente rápido, fluido e divertido, então, o que está esperando, procure um amigo para ser sua dupla e criem os jogadores supremos.

Curiosidades e dicas:

  • - Ao realizar três cestas seguidas sem tomar nenhum ponto, com o mesmo personagem, ele ficará “On fire”, e esta bola em chamas explode, queimando a cesta e dura até o jogador tomar uma cesta.
  • - Ao realizar três cestas seguidas sem tomar nenhum ponto, com uma enterrada em dupla, será ativado o “Team Fire”, que diferente do anterior dura apenas 25 segundos (contados apenas quando se tem a bola em mãos), e assim como o “On Fire” a bola flamejante explode, queimando a cesta.
  • - A cada alguns jogos o jogador ganha alguns pontos para distribuir, caso esteja usando um personagem criado.
  • - Ao fim da partida é mostrada as estatísticas do jogo.
  • - Durante o meio tempo são mostradas as estatísticas do jogo até o momento e o jogador que estiver piscando é o melhor da partida.
  • - Após cada partida irá aparecer a tela de Game Over e o jogador deverá digitar o nome e senha do personagem novamente (caso esteja jogando no Enter Name.
  • - Quando o jogador está usando a barra de turbo seus sapatos ficam coloridos.
  • - Este jogo teve versões para, Mega Drive, Super Nintendo, PlayStation, Nintendo 64 e PC.
  • - Os jogadores da versão de Playstation têm as maiores cabeças de todas as versões.
  • - Na tela de VS digite os seguintes códigos para diversos efeitos:

Grand Champioship Demo: Start, Y, Direita, A, B, Cima, Start, Cima, Baixo, Baixo, Start, L, A, Baixo, Baixo.
Atributos no máximo, Hyper Speed, Passe rápido, Turbo infinito e sem Goaltending: Cima, Direita, Baixo, Esquerda, Start, A, B, Y, X, Select.
Sem ajuda da CPU: Segure Direita e aperte B, B.
Sem seta indicadora: Esquerda, Esquerda, B, Direita.
Jogar na quadra da cidade: Baixo + B, Baixo, Baixo + A, Baixo + X, Baixo, Baixo + Y, Baixo.
Jogar na quadra da floresta: L, R, Select, Start, Cima, Baixo, A, B, Y, X.
Jogar na quadra do telhado: Esquerda, Esquerda + Y, Esquerda, Esquerda + Y.
  • - Na tela de VS tem três zeros na parte inferior da tela, usando os botões Y, B e A (na configuração original) é possível mudar estes números e entra códigos que afetam a partida (ambos os jogadores devem digitar o mesmo código para funcionar no multiplayer).

           Passe rápido – 120
Goaltending legal – 937
Hyper velocidade – 552
Turbo infinito – 461
Block no máximo – 616
Power no máximo – 802
Speed no máximo – 284
Steal no máximo – 709
Sem empurrões – 390
Turbo invisível – 273
Modo torneio – 111

  • - Existem alguns jogadores secretos que podem ser usados via Enter Name, abaixo eles estão na ordem Nome/Senha:

CHE – 6581
CHRIS – 0912
DIVITA – 0000
HENRIK – 6502
JOHAN – 1911
KUGEN – 1414
NILS – 5555
OLAV – 2509
TORE – 1505
TURMEL – 0000
  • - Para ver uma foto dos desenvolvedores, no Enter Name coloque:

FUNCOM – 1993





   







 


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