Título:
Nba hang time
Desenvolvedora: FunCom
Ano de lançamento: 1996
Plataforma: Super Nintendo Entertainmente System
Desenvolvedora: FunCom
Ano de lançamento: 1996
Plataforma: Super Nintendo Entertainmente System
Olá
pessoal, vocês gostam de jogos de basquete realistas? Provavelmente a maioria
dirá que sim, mas o jogo de hoje é tudo menos realista, estou falando do grande
NBA Hangtime (Pela primeira vez estou falando de um jogo de esporte).
O
sistema de jogo é bem diferente de outros jogos de basquete, pois para começar,
as partidas são compostas por times de dois jogadores, como se fosse um jogo de
rua e como se não fosse o bastante a jogabilidade é algo bem única, pois os
jogadores tem uma barra de Turbo que
permite aos jogadores correrem.
E
por ter apenas dois jogadores por
time (e a remoção de algumas regras), o jogo se torna mais dinâmico e rápido e
por causa desta velocidade, raramente os jogadores irão arremessar as bolas a
cesta, normalmente eles darão preferência para enterradas, e é aqui que o jogo
brilha.
As
enterradas são coisas bem especiais, pois os jogadores saltam a alturas absurdas (coisa possível na
vida real é possível apenas com cama elástica) e também é possível realizar enterradas em equipes, passando a bola
no ar para que o seu parceiro pegue a bola e a enterre (coisa que pode ser
muito útil para enganar os oponentes).
Mas
agora vem onde o jogo brilha, a criação de
personagens, pois é possível escolher a altura, o peso, o uniforme e até
mesmo a cabeça do jogador, você deve ter estranhado o fato de ter dito escolher
a cabeça não? Isto é porque as cabeças não são editáveis (ou seja, use esta ou
pegue outra) e a grande maioria são estranhas, como cabeças como, de palhaço, de lobo, de galinha entre
outras.
E
agora entra a parte interessante da criação de personagens, ao se criar um
personagem o jogador deve escolher um nome e uma senha (para manter seu
personagem seguro) e ganha alguns pontos
para distribuir ente os diversos status do personagem, e estes status
afetam grandemente a jogabilidade com o personagem.
Os
atributos são os seguintes:
Height: É a
altura do jogador (em polegadas), jogadores maiores são mais fortes mas lentos,
enquanto os mais baixos são mais rápidos e roubam a bola mais facilmente.
Weight: É o
peso dele (em libras).
Speed: Como
o nome diz, este status deixa o personagem mais rápido.
Power: Este
serve para aumentar a força do personagem facilitando vencer os oponentes
durante o jogo de corpo.
Shoot:
Melhora a precisão de arremeços a cesta.
Dunks: Melhora
a precisão de enterradas (assim evitando boladas na borda da cesta).
Steal: Aumenta
a taxa de sucesso ao se tentar roubar a bola.
Block:
Melhora a defesa do jogador.
E
além de tudo isso o jogador por ativar alguns privilégios como, Break Backboard, Stealth Turbo, Big Head, Hide
attributes, Smarter Drone, Auto rebound e Back door, que são mais visuais que
qualquer outra coisa, como deixar os jogadores com cabeção, ou esconder os
atributos, barra de turbo e outros.
Na
tela inicial temos três modos:
O
Create Player: Aqui é onde o jogador
passará boa parte de seu temo, pois a edição do personagem nunca acaba.
O
Enter Name: Aqui o jogador insere o
nome e senha de um personagem criado para usá-lo em qualquer time que queira.
O
Select Teams: Aqui é onde se joga
apenas com os times padrões, nada de usar alguém com cabeça de galinha aqui.
Os
gráficos são bons, as músicas e efeitos sonoros são ótimos e motivantes, a
jogabilidade é bem fluída e eficiente. A criação de personagens é bem divertida
e poder controlar os atributos tirando os pontos de um e colocando em outro
permite configurar seu jogador de diversas maneiras diferentes, porém, o fato
de ter que ver a tela de Game Over após cada partida e ter que redigitar o nome
e senha de seu personagem a cada partida (por causa disso você acabará chamando
seu personagem de AAAAAAA antes da décima partida).
No
mais, apesar desse problema irritante este é um ótimo jogo para se jogar tanto
sozinho quanto multiplayer, especialmente se você gosta de um bom jogo de
basquete sem muito enrolação (especialmente porque a maioria das regras, como
faltas, foram removidas) deixando o jogo extremamente rápido, fluido e
divertido, então, o que está esperando, procure um amigo para ser sua dupla e
criem os jogadores supremos.
Curiosidades e dicas:
- - Ao realizar três cestas seguidas sem tomar nenhum ponto, com o mesmo personagem, ele ficará “On fire”, e esta bola em chamas explode, queimando a cesta e dura até o jogador tomar uma cesta.
- - Ao realizar três cestas seguidas sem tomar nenhum ponto, com uma enterrada em dupla, será ativado o “Team Fire”, que diferente do anterior dura apenas 25 segundos (contados apenas quando se tem a bola em mãos), e assim como o “On Fire” a bola flamejante explode, queimando a cesta.
- - A cada alguns jogos o jogador ganha alguns pontos para distribuir, caso esteja usando um personagem criado.
- - Ao fim da partida é mostrada as estatísticas do jogo.
- - Durante o meio tempo são mostradas as estatísticas do jogo até o momento e o jogador que estiver piscando é o melhor da partida.
- - Após cada partida irá aparecer a tela de Game Over e o jogador deverá digitar o nome e senha do personagem novamente (caso esteja jogando no Enter Name.
- - Quando o jogador está usando a barra de turbo seus sapatos ficam coloridos.
- - Este jogo teve versões para, Mega Drive, Super Nintendo, PlayStation, Nintendo 64 e PC.
- - Os jogadores da versão de Playstation têm as maiores cabeças de todas as versões.
- - Na tela de VS digite os seguintes códigos para diversos efeitos:
Grand
Champioship Demo: Start, Y, Direita, A, B, Cima, Start, Cima, Baixo, Baixo,
Start, L, A, Baixo, Baixo.
Atributos
no máximo, Hyper Speed, Passe rápido, Turbo infinito e sem Goaltending: Cima,
Direita, Baixo, Esquerda, Start, A, B, Y, X, Select.
Sem
ajuda da CPU: Segure Direita e aperte B, B.
Sem
seta indicadora: Esquerda, Esquerda, B, Direita.
Jogar
na quadra da cidade: Baixo + B, Baixo, Baixo + A, Baixo + X, Baixo, Baixo + Y,
Baixo.
Jogar
na quadra da floresta: L, R, Select, Start, Cima, Baixo, A, B, Y, X.
Jogar
na quadra do telhado: Esquerda, Esquerda + Y, Esquerda, Esquerda + Y.
- - Na tela de VS tem três zeros na parte inferior da tela, usando os botões Y, B e A (na configuração original) é possível mudar estes números e entra códigos que afetam a partida (ambos os jogadores devem digitar o mesmo código para funcionar no multiplayer).
Passe rápido – 120
Goaltending
legal – 937
Hyper
velocidade – 552
Turbo
infinito – 461
Block
no máximo – 616
Power
no máximo – 802
Speed
no máximo – 284
Steal
no máximo – 709
Sem
empurrões – 390
Turbo
invisível – 273
Modo
torneio – 111
- - Existem alguns jogadores secretos que podem ser usados via Enter Name, abaixo eles estão na ordem Nome/Senha:
CHE – 6581
CHRIS – 0912
DIVITA – 0000
HENRIK – 6502
JOHAN – 1911
KUGEN – 1414
NILS – 5555
OLAV – 2509
TORE – 1505
TURMEL – 0000
- - Para ver uma foto dos desenvolvedores, no Enter Name coloque:
FUNCOM – 1993
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