quarta-feira, 22 de abril de 2015

Review: Art of Fighting


Título: SNK Art of Fighting
Produtora:
SNK
Ano de lançamento: 1992
Plataforma: Arcade

Olá pessoal, hoje irei falar de um grande jogo de luta dos fliperamas o clássico da SNK Art of Fighting.

A história do jogo é até que bem interessante, Mr. Big sequestrou a irmã de Ryo Sakazaki, a Yuri Sakazaki, e ele e seu grande amigo e rival, Robert Garcia partem para a parte sul da cidade, que é conhecida por ser muito perigosa e lá eles lutarão para abrir caminho e descobrir o paradeiro de Yuri.

Antes de começar, uma coisa curiosa é o fato de se poder usar apenas dois dos oito personagens no modo história, Ryo e Robert, os outros podem ser usados apenas no modo VS.

O sistema de combate é simples, ele usa os botões A, B e C, onde A é soco, B é chute, C é arremesso, os comandos são bem familiares para jogadores de Street Fighter, pois tanto Ryo quanto Robert possuem Hadouken e Shoryouken (quer dizer, Kooh-Ken e Kouhou), mas sem dúvida o que torna o jogo único é sua barra de espirito (a barra que se encontra abaixo da barra de vida), esta barra é utilizada para os ataques de energia e os Death Blows (é como chamam os Supers aqui), e conforme a barra vai baixando, os ataques se tornam mais fracos, até chegar ao ponto que o jogador deverá recarregar.


E como já era de se esperar existem alguns Bonus Stages entre as lutas (três para ser mais exato) e eles são:

Bottle Cut: Neste o jogador deve cortar cinco garrafas com a mão e para isto ele deve botonar o A para encher a barra até o máximo e de recompensa a sua barra de espirito aumenta um pouco.

Ice Pillar Smash: Você já viu um artista marcial quebrando barras de gelo? Então, é isto que você deve fazer aqui, para carregar a barra o jogador deve botonar o A para encher a barra até o máximo e de recompensa a sua força aumenta um pouco (mas na verdade aumenta a barra de vida).

Initiate Super Death Blow: o jogador deve executar cinco vezes o Super Death Blow, Haow-Ken (que na verdade se chama Haoh Shoko Ken), e de recompensa o jogador passa a poder usar o Haow-Ken em batalhas.


O jogo tem um total de oito personagens jogáveis (sendo seis apenas no VS) e dois chefes e eles são:

Ryo Sakazaki: O principal do jogo, especialista em artes marciais e parece ser uma cópia mais violenta do Ryu.
Robert Garcia: Rival e melhor amigo do Ryo (onde já vi esta história?), ele se concentra mais em técnicas de chute, apesar de também usar o haow-ken.
Ryuhaku Todoh: Um homem de meia idade com roupas de Kendo, tem poucos golpes mas os que tem são fortes o bastante para que você não queira subestimá-lo.
Jack Turner: O grande e lerdo do jogo, ele é um gigante gordo de colete azul e com chutes bem poderosos.
Lee Pai Long: Ele é um lutador chinês mascarado muito rápido e louco (literalmente), tome cuidado com suas garras.
King: Um grande lutador de muai-thai com roupa de garçom que não é bem o que parece.
Mickey Rogers: Um simples boxeador de rua, nem mais e nem menos.
John Crawley: É um militar loiro de roupas verdes e que lança magias usando os dois braços (onde será que já vi isso?)
Mr. Big: O grande chefe das gangues do sul da cidade, é um grande careca de óculos escuros e casaco roxo, ele luta com dois bastões e gosta de atravessar a tela voando com os braços para frente.
?: O grande responsável pelo desaparecimento de Yuri é um poderoso carateca com máscara de tengu.

Os gráficos são bem bonitos e com sprites grandes, as músicas e efeitos sonoros são bons a jogabilidade é bem interessante (impedindo a apelação de magias) e a dificuldade é razoável (nada fácil mas também nada impossível).

No mais, este foi um grande jogo, seus sprites grandes (marca da SNK) apesar de bonitos e bem trabalhados ocupavam a maior parte da tela, assustando quem não está acostumado, mas apesar disso o jogo foi muito bem recebido pelo público (que por sinal não para de comparar Ryo e Ryu). Então se jogos de luta são o seu forte, este é um título que não pode deixar passar.

Curiosidades e dicas:

  • - Para recarregar o espirito segure A + B.
  • - Diferente de outros jogos de luta, aqui a provocação é útil, pois cada vez que é utilizada o oponente perde um pouco de espirito.
  • - Ao se derrotar King com um Death Blow a sua camisa rasga, revelando que ele na verdade é ela.
  • - O mestre final do jogo apesar de ser nomeado apenas como “?” em suas outras aparições ele é chamado de Mr. Karate (que criativo).
  • - Jogar como Mr. Big: chegue até ele no modo história e perca a luta, então ele estará disponível no VS.
  • - Jogar como “?”: chegue até ele no modo história e perca a luta, então ele estará disponível no VS.
  • - O jogo recebeu portes para Mega Drive, Neo Geo, Neo Geo CD e Super Nintendo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário