quarta-feira, 16 de julho de 2014

Review: Castlevania Symphony of the night


Título: Castlevania Symphony of the Night
Plataforma:
Playstation
Ano de lançamento: 1997
Produtora: Konami

Olá pessoal, hoje irei falar de um dos maiores títulos de aventura 2D já lançados, o grandioso, Castlevania.

Sem duvida nenhuma este game é considerado por muitos o melhor jogo da série, e por outros o melhor jogo de aventura do saudoso Playstation, e não é pra menos, pois o jogo tem muitos detalhes que são fantásticos.


A história mais uma vez gira em torno da ressurreição de Dracula, mas diferente dos outros jogos da série, pela primeira vez o jogador não usa um Belmont, no lugar, ele controla Alucard o filho de Dracula (alguém notou que o nome dele é Dracula ao contrario?), que lutou ao lado de Trevor Belmont a muito e agora volta mais uma vez para derrotar seu pai e proteger os humanos, mas o filho do mal não está sozinho nesta aventura, pois no caminho até seu pai ele também ajuda Maria a encontrar Richter que desapareceu há quatro anos (final do Rondo of Blood) e acha que ele pode estar em algum lugar no castelo, e as dicas que Maria da ao longo da aventura são muito úteis para o jogador.

 Quanto à jogabilidade, ela foi inovadora, pois misturava jogo de aventura com elementos de RPG como nível, status, efeitos e equipamentos removíveis, o que tornava o jogo único, especialmente por causa da imensa variedade de armas e equipamentos, que são divididas em:

Fist: são armas de curto alcance (são simples socos ingleses), mas bem rápidas.
Short sword: curto alcance, mas ainda assim maior que os punhos, são facas e espadas curtas.
Sword: armas de médio alcance, espadas, só isso.
Two Handed Weapons: espadas de duas mãos, armas poderosas, mas lentas (ah tem um nunchaku no meio delas).
Clubs: maças e cetros, sendo o Shield Rod o mais especial de todos.
Escudos: tem vários escudos, do mais inútil até os que lhe protegem contra certos tipos de ataques.
Projéteis: bumerangues, shurikens e outras armas arremessáveis.
Bombas: armamentos explosivos ou que causam dano em todos os inimigos da tela.
Comida: hmmm, nada melhor que comer um pedaço de bolo que estava guardado junto de carne podre.
Remedies: poções e outros itens de cura
Headgear: elmos e outras proteções para a cabeça.
Armaduras: preciso falar algo?
Capa: porque todo vampiro tem que ser estiloso
Outros: anéis, colares e talismãs.

E o detalhe especial, é que varias armas tem algum ataque especial, que consome MP, que pode ser ativado ao executar os comandos. Trás, frente + ataque ou HADOUKEN (para os leigos, baixo, diagonal baixo frente, frente + ataque). A única exceção é o Shield Rod, que deve ser equipado junto a um escudo (por isso do nome) e pressionar os dois botões juntos, o do Rod e o do escudo.


Mas nem só de armas vive um vampiro, então Alucard também conta com vários poderes para lhe ajudar nesta épica aventura, como:

Summon Spirit: invoca uma bola de luz que ataca os monstros.
Tetra Spirit: Versão melhorada de Summon Spirit que invoca quatro espíritos de uma vez.
Hellfire: o ataque favorito de Dracula, Alucard se teleporta usando um pilar de luz e aparece soltando três bolas de fogo (ou duas esferas negras e segurar para cima antes do ataque).
Dark Metamorphosis: todo vampiro que se preze suga o sangue dos outros, e é exatamente isto que faz este poder, Alucard absorve um pouco da vida do inimigo que ele ataca (desde que ele sangre).
Soul Steal: ataque de tela inteira com chance de recuperar um pouco de vida.
Wolf Charge: na forma de lobo ele começará a correr matando a todos em seu caminho até bater em uma parede ou soltar o direcional.
Wing Smash: semelhante ao anterior, mas é preciso estar na forma de morcego, e com alcance limitado.
Sword Brothers: com o Sword Familiar invocado, realiza um ataque de tela inteira.

E você deve ter notado que no meio desses poderes falei de transformações e familiares certos? Então, Alucard pode se transformar em três formas diferentes após encontras as Relics (itens especiais que dão poderes a Alucard) e estas formas são:


Morcego: consumo médio de MP permite voar livremente pelos céus e após pegar as melhorias pode lançar bolas de fogo, ver no escuro com a eco localização e causar dano com as ondas sônicas.

Lobo: consumo baixo de MP, permite correr rapidamente (após pegar a primeira melhoria), permitindo uma viajem mais rápida entre os locais.

Névoa: consumo extremamente alto de MP, e antes de pegar as melhorias Alucard não consegue manter esta forma, mas após ele pode viaja lentamente e invulnerável a todos os ataque e até mesmo atravessar grades, ah sim, a névoa final é uma nuvem venenosa, ou seja, apesar de você não poder ser atacado, ainda pode atacar os inimigos.


E os familiares são Relics que permitem a invocação de um ajudantes, que assim como Alucard, tem níveis, e eles são:

Bat: um morcego que ataca os inimigos das proximidades, não muito forte, mas mais eficiente quando Alucard se transforma em morcego.
Ghost: muito lento, mas com grande ataque e com chance de absorver a energia do oponente e passar para Alucard, e ele se assusta com a transformação em morcego e foge até você se transformar de volta (sério? Fantasma com medo?).
Faerie: familiar de suporte, ela cura a vida de Alucard e caso tenha algum status ela usará os itens do seu inventário para lhe curar.
Demon: familiar guarda costas, pois só ataca quem se aproxima de Alucard e não se afasta muito, em níveis mais altos ele aprende magias, mas só a sorte dirá qual ou quando ele irá usar.
Sword: o mais agressivo familiar, atacando sem parar, mas com péssima pontaria nos níveis mais baixos, a partir do nível 50 Alucard pode equipa-lo como uma espada comum (a mais forte do jogo).


E mesmo depois de tudo isso, ainda tem mais algumas Relics muito uteis, como as partes de Vlad que aumentam os Status e outras que dão poderes a Alucard, como pulo duplo, super pulo, respirar embaixo da água entre outros.

Mas nenhum Castlevania estaria completo sem elas, as Sub-weapons, as armas que consomem corações para serem usadas, presentes em todas as versões do jogo até então, um detalhe interessante é que Alucard não pode usar o item crash (o super ataque, como a chuva de água benta). As armas presentes nesta versão são:

Knife: a faquinha pode ser a arma mais fraca, mas sua velocidade e o fato de ir em uma linha reta a torna extremamente útil.
Axe: arremessado em arco, não é muito rápido, mas causa um bom dano.
Cross: a cruz bumerangue é muito útil, mas tem alcance muito limitado.
Stopwatch: relógio que para o tempo por alguns segundos.
Holy Water: o que melhor contra as forças do mal que água benta? Então, ao se jogar o frasco no chão ele irá explodir em um pequeno pilar de água benta (isso é bomba?).
Bible: a bíblia sagrada tem poder neste jogo, ela solta suas páginas criando um escudo em torno de Alucard, servindo tanto como defesa como ataque.
Rebound Stone: cristal colorido que ao ser arremessado rebate nas paredes, tem dano baixo mas se pode jogar vários.
Agunea: relâmpago sagrado nos alvos.
Vibhuti: e para terminar, nada melhor do que cinzas sagradas, bem que o símbolo parece que esta temperando comida.


Os monstros são bem variados, indo desde simples zumbis e esqueletos até os monstros mais estranhos que você já viu, e por causa disso os mestre também são bem variados, tendo até mesmo A criatura (um tipo de monstro de Frankenstein) e a Morte entre eles.

Mas o mais interessante deste jogo é que ele é enorme, dividido em áreas, cada uma com seu próprio nome, e quando se acha que esta perto do final, na verdade esta apenas na metade, pois a sala do trono de Dracula, é apenas a entrada para o castelo invertido, o mesmo castelo só que de cabeça pra baixo e mais difícil.

Os gráficos do jogo são bem bonitos e sinistros, deixando o game com um clima realmente sombrio e as músicas são um toque a parte, sendo muito bonitas e chamativas, sempre combinando com o ambiente. A jogabilidade é boa, aproveitando bem os milhões de botões do controle do Playstation.

Se você é fã de jogo de aventura e nunca jogou Symphony of the Night não perca mais tempo, pois é um dos maiores (em ambos os sentidos) jogos de aventura 2D que irá encontrar.

Curiosidades e dicas:
  • - O nome japonês do game é Akumajou Dracula X: Gekka no Yasoukyoku.
  • - Ao terminar o jogo e iniciar um novo, colocando algum código no lugar do nome teremos efeitos interessantes como:
  • O nome “AXEARMOR” para começar com a Axe Armor.
  • O nome “X-X!V''Q” para começar com 99 de luck.
  • O nome “RICHTER” para usar Richter Belmont.
  • - Existe um erro no jogo que permite passar pela sala em que a morte remove seus equipamentos, sem que ela o faça.
  • - No CD de Symphony of the Night há uma faixa de áudio escondida. Coloque o CD num toca CDs para ouvir a música número 2. E você ouvira a voz de Alucard seguida de uma música.
  • - É possível jogar com a Maria na versão de Sega Saturn.
  • - A versão japonesa tem dois familiares a mais que a ocidental.
  • - Você pode acompanhar uma mamãe pássaro, fazendo um ninho, botando os ovos, cuidando de seus filhotes até que os mesmos cresçam e abandonem o ninho. Essa cena curiosa ocorre na sala do telescópio na Outer Wall. Observe a parte debaixo da sala e verá o pássaro fazendo um ninho. Saia e entre na sala para ir vendo todo o ciclo de vida do animal.
  • - No Confessionário da Royal Chapel é possível se sentar nas cadeiras de lá. Sentando-se, padres e mulheres fantasmas aparecem.
  • - Para liberar o Sound Test termine o game com uma porcentagem acima de 180%. Assim, Alucard liberará a opção Sound Test na loja da Long Library. Nesse modo será possível escutar todas as músicas do jogo.
  • - Quatro Itens secretos podem ser conseguidos logo abaixo do Master Librarian. Para isso você precisa do Relic Gravity Boots, bastante MP e um alto valor de LCK (perto de 50 é o bastante). Com isso vá até a sala logo abaixo da loja na Long Library e lá observe a pequena abertura no teto. Use o Super Pulo e então você receberá um Life Max UP. Faça isso novamente, mas agora antes de aterrissar use o super pulo de novo e continue dando o super pulo repetidamente sem cair no chão (também não deixe o Master Librarian bater no teto). Você receberá um Axe Lord Armor, faça de novo e ganhe um Ring of Arcana e então repita o processo mais uma vez para pegar a Dracula Tunic. Leva tempo, mas os itens eventualmente vêm.
  • - Existe um glitch que permite que Alucard saia do castelo. Tudo o que você precisa é de um Familiar Sword capaz de usar Sword Brothers. Com isso, vá até a grande torre da Royal Chapel. Lá, vá na parte mais baixa dela (perto do confessionário). De lá fique próximo a passagem que leva a outra área. Use a magia Sword Brothers e enquanto a magia está rolando se transforme em morcego e voe em direção a passagem. Um glitch fará você sair do castelo ao invés de entrar na outra área, existem outras áreas em que é possível realizar o glitch. 








Um comentário: