quarta-feira, 9 de julho de 2014

Review: Pokémon Red & Blue


Titulo: Pokémon Red / Blue
Plataforma:
Game Boy Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Game Freak

Olá pessoal, hoje venho falar de uma serie muito popular, os Pocket Monsters ou se preferir, Pokémon.

A origem de pokémon pode soar um pouco estranha para algumas pessoas, mas esta série só surgiu porque Satoshi Tajiri (o criador da série) colecionava insetos quando era criança e brincava de sumo com eles.


Na aventura o jogador encarna na pele de Red, um Pokémon Trainer (treinador de pokémon) iniciante, que é chamado pelo Professor Oak (conhecido como “Carvalho” aqui no Brasil) junto do neto dele (que por sinal ele não se lembra do nome) para escolherem seu primeiro Pokémon, e o jogador pode escolher entre:


Charmader, o pokémon de fogo, evolui para Charmeleon e Charizard e na forma final vira fogo/voador.

Squirtle, o pokémon de agua, ele evolui para Wartortle e Blastoise, continua sendo água puro.

Bulbassaur, o pokémon de grama, ele evolui para Ivysaur e Venusaur, em todas as suas formas ele é grama/venenoso.


E após a sua escolha seu rival irá escolher o pokémon que é forte contra o seu (sacana não?), e irá lhe desafiar para lutar, vencendo ou perdendo, o professor irá pedir para você buscar uma encomenda no pokemart em Viridian City, e só após toda esta caminhada o jogador irá receber a pokedex (uma enciclopédia eletrônica sobre pokémon) e poderá comprar pokeballs, assim verdadeiramente inicia sua jornada.

O objetivo do jogador é se tornar o campeão da liga e completar a pokedex, e para realizar tal façanha ele deverá vencer os lideres de oito ginásios e coletar suas insígnias para ter o direito de desafiar a Elite Four.


E as insígnias têm mais utilidades além de permitir o jogador desafiar a Elite Four, pois cada insígnia tem um poder extra, algumas permitem que o jogador use HMs fora de combate, outras forçam pokémon trocados até determinado nível a lhe obedecer entre outros efeitos muito uteis.

Agora falar do mais interessante, dos monstros de bolso. Pokémon são animais selvagens com poderes especiais, e por isto eles são divididos em tipos, e cada tipo forte contra um e fraco contra outro (como um gigante jogo de pedra papel e tesoura), e usando desses tipos o jogador deve criar estratégias para poder usar com máxima eficiência os pokémon de seu time.


E no caminho para se tornar um mestre, o jogador irá passar por varias áreas, como bosques e cavernas, estes locais são ideais para se procurar por pokémon novos, e para capturá-los o jogador deve lutar contra eles e enfraquece-los (deixar o HP baixo) o bastante para só então usar as Pokeballs, que são pequenas bolas capazes de capturar pokémon. Existem quatro tipos de pokeballs, as normais (Pokeball), a Greatball, a Ultraball, sendo que cada uma dessas tem uma certa chance de capturar o pokémon, e a melhor de todas, a Masterball, esta pokeball é tão poderosa que é capaz de pegar qualquer pokémon sem a necessidade de enfraquece-lo, mas existe apenas uma no jogo.

Após capturar alguns pokémon o jogador notará que pode ter no máximo apenas seis pokémon consigo, qualquer outro pokémon que for capturado irá direto para o PC (sim PCs são capazes de guardar e seres vivos, isto que é tecnologia) e lá ficará até o jogador resolver usá-lo ou soltá-lo. E no PC também é possível guardar itens, pois apesar de parecer, sua mochila não tem espaço infinito, tornando necessário guardar os itens raros ou pouco usados como as pedras de evolução.


Sobre as evoluções, a grande maioria dos Pokémon tem várias formas, e essas formas são chamadas de evoluções, e existem três maneiras de fazer um Pokémon evoluir:

Por nível, ao atingir determinado nível o pokémon evolui.
Por troca, ao se trocar o pokémon com outra pessoa, ele irá evoluir quando chegar do outro lado.   
Por pedra evolutiva, ao se usar uma pedra evolutiva em um pokémon ele irá evoluir.

As chamadas pedras evolutivas são pedras raras com atributos especiais, que fazem alguns pokémon evoluírem ao tocar nelas, mas ao usá-las elas desaparecem, o que as torna muito raras, as pedras são:

A Moon Stone, é usada para evoluir Cleafairy, Jigglypuff, Nidorina e Nidorino.
A Thunter Stone, é usada para evoluir, Pikachu, Eevee.
A Fire Stone, é usada para evoluir Vulpix, Gowlithe, Eevee.
A Water Stone, é usada para evoluir Poliwhirl, Shellder, Staryu, Eevee.
A Leaf Stone, é usada para evoluir Gloom, Weepinbell, Exeggcute.


As batalhas são até que bem interessantes (mesmo com a total ausência de animações), pois ao iniciar uma luta contra um treinador, ambos irão chamar seus pokémon e aparecerá quatro opções.

Fight, o jogador escolhe qual golpe irá usar, pode ter no máximo quatro moves.
Item, para usar um item para em batalha, como uma potion.
PKMN (Pokémon), para trocar o pokémon atual por outro.
Run, para fugir da batalha (só funciona contra pokémon selvagens).

E a luta só termina após todos os pokémon de um dos treinadores desmaiarem (aqui não existe morte, eles apenas demaiam), e após o termino da batalha o pokémon receberá experiência e caso seja contra um treinador o jogador receberá uma quantia em dinheiro (Pokedollar), mas não ganha nada contra os selvagens


E além dos golpes (aqui chamados de Moves) que podem ser aprendidos naturalmente simplesmente subindo de nível, é possível ensinar golpes que seu pokémon não aprenderia normalmente com itens chamados TM e HM

HM, Hidden Machine, são movimentos que não podem ser esquecidos uma vez aprendidos, e o jogador pode ensinar para quantos pokémon quiser, são movimentos que muitas vezes são obrigatórios para o avanço na aventura. Existem cinco no total.

TM, Technical Machines, são movimentos que se pode ensinar para seus pokémon, mas diferente das HMs, estes golpes podem ser esquecidos e substituídos, o problema é que a TM irá desaparecer após ser usada. Existem cinquenta no total.


Um dos maiores chamativos do jogo era o fato do jogador poder trocar pokémon ou jogar multiplayer em batalhas com os amigos por meio do cabo Game Link e isto tornou o jogo tão popular que tiveram diversos torneios em todo o mundo com participantes de todas as idades (bem que é bem feio ver um adulto tomando uma surra de uma criança).


Mas nunca se deve esquecer que o objetivo final do jogo é capturar todos os 150 Pokémon e completar a pokedex, mas agora a coisa fica complicada, pois é impossível fazer isto sozinho, pois os pokémon foram divididos entre os dois jogos, forçando o jogador a trocar com quem tenha a outra versão para poder pegar todos,  pois eles foram divididos entre os dois jogos, tendo alguns pokémon iguais e outros que só tem em determinada versão. Como:

Em Pokémon Red temos: Ekans, Arbok, Oddish, Gloom, Vileplume, Mankey, Primeape, Growlithe, Arcanice, Scyther, Electabuzz.

Em Pokémon Blue temos: Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Meowth, Persian, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Magmar, Pinsir.

Uma área bem legal para se procurar pokémon é a zona de safari, lá o jogador não usa seus pokémon, ele só tem as opções de dar pedradas, jogar pokeballs (safariballs no caso) e claro, fugir. Apesar de não ser preciso lutar para enfraquecer o alvo, isto torna a captura no safari um verdadeiro desafio, pois existem alguns pokémon que fogem logo de cara, mas se você os irritar dando uma pedrada, eles ficam e o jogador tem mais chances de captura-los.

O jogo foi uma grande inovação na época de seu lançamento, mesmo sendo em verde e verde, teve um sucesso tao grande que hoje é uma das principais séries da Nintendo, sua história pode não ser grande coisa, os gráficos são medianos, algumas músicas são muito boas (como a de Lavender), mas a diversão é o que realmente chama atenção, pois colecionar monstrinhos e usá-los em rinhas contra seus amigos, é o que há.

Então se você ainda tem algum jogo pokémon que não terminou, não espere mais, vá atrás de seu sonho de se tornar um grande mestre pokémon.

Curiosidades e dicas:

  • - Satoshi Tajiri e Ken Sugimori são os criadores da serie.
  • - Pokémon é a segunda franquia de maior sucesso no mundo, ficando atrás apenas de Mario.
  • - O nome japonês de pokémon é Pocket Monsters.
  • - Vários pokémon tiveram os nomes alterados do japonês para o inglês.
  • - A pokedex é muito útil pois mostra onde é possível encontrar os pokémon já vistos.
  • - Pokémon não tem plural, ou seja, esta correto falar “tenho dois Pokémon”.
  • - Os pokémon que evoluem apenas com troca são,Kadabra, Machoke, Graveler, Haunter.
  • - Existe um pokémon bugado, chamado de Missigno (Missing Number), caso o jogador o capture, o save será corrompido, mas caso apenas o enfrente, o sexto item de sua lista se tornará 99.
  • - Um pokémon que upou com rare candy terá status mais baixos que um que upou apenas com lutas (EV é coisa antiga).
  • - O jogo só tem um espaço para salvar o jogo porque o criador queria quer fosse possível renomear todos os pokémon existentes (oque ocupava muito espaço na memória do jogo).
  • - Ao se capturar 150 pokémon (não é preciso ter Mew) o jogador irá ganhar um diploma comemorando a façanha.
  • - Os sprites eram diferentes na primeira versão do jogo, e foram modificados nas versões seguintes.
  • - O jogador não poderá pegar o Pokémon número 151, Mew, de maneira tradicional, pois este pokémon tão especial só podia ser pego em eventos da Nintendo, o que o torna extremamente raro e valioso.
  • - Por meio de um erro no jogo (GLITCH) é possível capturar Mew.














Um comentário: