sábado, 31 de maio de 2014

A história dos games: Magnavox Odyssey


Nome: Magnavox Odyssey
Ano de Lançamento: 1972
Empresa:
Magnavox

Olá pessoal, mais um mês passou, então esta na hora de contar mais um pouco de história, e hoje irei falar do inicio dos vídeo games domésticos, o Odyssey.

Mas antes de falar do Odyssey temos que voltar no tempo, para 1968 (faz um tempinho hein?), quando Ralph Baer e seus colegas da Sander Associates desenvolveram um protótipo do primeiro vídeo game caseiro da história apelidado de Brown Box.



Brown Box: Sua aparência era bem curiosa, pois se tratava de uma caixa de madeira marrom (por isso de seu apelido “The Brown Box”), com catorze chaves seletoras (usadas para trocar de jogos) e dois controles que eram ligados atrás do console.

Seus controles eram bem estranhos, pois assim como o console, eram caixas de madeira marrom, e tinham três botões giratórios e um botão convencional (o reset). E entre os controles, ele também tinha uma light gun (um rifle) para poder jogar os games de tiro.

Algum tempo depois, a Sanders Associates licenciou e lançou o sistema pelo nome de Magnavox Odyssey.


Em 1972, o Magnavox Odyssey é lançado como o primeiro console caseiro, ele é quase a mesma coisa que a Brown Box, mas com algumas diferenças bem interessantes, para começar, todo o design foi reformulado, o deixando branco, com detalhes marrons, no lugar das chaves seletoras usava chips (tipo aqueles que ficam dentro dos cartuchos) numerados para escolher os jogos, seus controles também mudaram, os três botões giratórios ficam dos lados dele, MAS, o terceiro botão fica em cima de outro, parecendo uma torre, e na parte superior do controle, se encontra o botão reset.


Mas o mais curioso dele sem duvida são os jogos, como o console era capaz de criar na tela no máximo, os dois jogadores e uma bola, para ter um cenário, ele contava com overlays (sim, a mesma ideia que o Vectrex usou), com a diferença de que eles eram enormes, pois iam diretamente na tela da TV, e o mais estranho era, não existia física, ai você se pergunta, como assim? Simples jovem padawan, a bola quando batia nas paredes, não rebatia, ao invés disso, o terceiro botão do controle era usado para direcionar a bola, criando os movimentos mais insanos que se pode imaginar.

Mas um sério defeito dele sem duvida era, a total ausência de som, sim, isso mesmo, o Odyssey não possuía nenhum chip sonoro, lhe forçando a jogar ouvindo apenas o zumbido da TV (quem é mais velho sabe como aquelas televisões eram barulhentas).

Com o sucesso do Odyssey, vários quase portáteis (quase, pois funcionavam a pilha ou com fonte de alimentação, mas ainda usavam a tela da TV) surgiram cada um com um ou dois jogos, que mais tarde foram apelidados de Pong Games.


Em 1975 foi lançado o Magnavox Odyssey 100, a partir desta versão os jogos passaram a ter som e falando deles, ele vinha com dois jogos na memória, Tennis e Hockey, ele ainda usava de seus três botões giratórios, mas com um diferencial, era tudo junto, vídeo game e controles e como os games não tinham contador de pontos, no centro dele se encontrava um marcador de pontos manual para não se precisar mais de papel, a sim, ele era laranja (chamativo não?).


Ainda em 1975 foi lançado o Magnavox Odyssey 200, era uma versão melhorada do Odyssey 100 (agora branco), e agora tinha três jogos, sendo dois da versão anterior e o novo game, SMASH.


Em 1976 foi lançado o Magnavox Wonder Wizard 7702, que apesar do nome diferente, usava a mesma placa que viria a ser usada no Odyssey 300, sua aparência é totalmente diferente de qualquer outro pong game da Magnavox, pois ele lembra muito um Odyssey, mas um pouco mais baixo e os controles foram simplificados, ficando apenas com um botão giratório para cada jogador, e três chaves seletoras, uma para selecionar os jogos, uma liga desliga e reset, e a novidade ficava por conta da chave de dificuldade que tinha beginner, intermediate e Pro e o fato de não ter mais o contador de pontos no console, pois agora os jogos já tinham seus próprios contadores.


Ainda em 1976, lançaram o Magnavox Odyssey 300, como dito antes ele usava a mesma placa do Wonder Wizard 7702, e assim como ele, o Odyssey 300 usava apenas um botão giratório e três chaves seletoras, mas com a aparência mais próxima da serie 100 e 200, mas com algumas diferenças, como a ausência de um contador manual e suas cores sendo que ele era em amarelo e preto.


Mais tarde ainda em 1976, lançaram o Magnavox Odyssey 400, era praticamente a mesma coisa que o Odyssey 200, com a diferença de agora usar o sistema de pontos eletrônicos.


No fim de 1976 (quantos em um ano Oo), lançaram o Magnavox Odyssey 500 foi a primeira real revolução gráfica da série Odyssey, pois ele era capaz de gerar imagens coloridas e mais incrível ainda, formas que não eram apenas um bastão ou uma bola quadrada (cadê o Kiko?).


Em 1977, foi lançado o Magnavox Odyssey 2000, com um visual que lembrava muito o do Odyssey 300 com a diferença de ter botões maiores e ser vermelho, e os gráficos voltaram para o bom e velho preto e branco.


Ainda em 1977, foi lançado o Magnavox Odyssey 3000, modificado novamente, agora a chave seletora de game mudou de forma e vários botões mudaram de lugar, mas o diferencial é que agora os controles podiam se destacar do console, permitindo segura-los no lugar de os dois ficarem em cima do vídeo game.


Novamente em 1977, foi lançado o Magnavox Odyssey 4000, com um visual novo (de novo), mas ainda com os controles destacáveis, mas pela primeira vez não eram botões giratórios, mas sim alavancas direcionais (mas só se mexiam para a esquerda e direita), ele vinha com oito jogos em cores (mas ainda usando palitinhos como jogadores).


Em 1978 lançaram o Magnavox Odyssey 2, a forma definitiva do Odyssey, pois ele tinha uma capacidade semelhante a do Atari VCR, o que permitia rodar jogos muito mais avançados que seus antecessores, mas apesar do nome ele não era um simples vídeo game, mas sim um pequeno computador (com teclado embutido) que funcionava com a linguagem BASIC, tinha dois controles (como sempre), mas agora com alavancas de oito direções, mas agora ele tinha um botão de ação e cartuchos semelhantes aos de Atari, mas com a diferença de terem uma alça para segurar e puxar.

Ele foi um marco muito importante na historia dos vídeo games, mostrando que era possível criar um aparelho eletrônico para criar jogos eletrônicos, e mais importante, que eles vendiam bem, e apesar dos jogos de todos antes do Odyssey 2 não serem lá grande coisa, é sempre bom conhecer um pouco do passado dos vídeo games que todos amamos.

Curiosidades e dicas:

  • O nome original da Brown Box era, Unit #7.
  • Em 1973 Ralph Baer propôs a ideia de lançar uma extensão que permitiria o primeiro Odyssey ter som, mas ela foi recusada.
  • O primeiro Pong não tinha pontuação na tela, ela só foi implementada na versão do Magnavox Odyssey 300.
  • O Odyssey 5000 foi planejado, mas nunca lançado.
  • As pessoas achavam que ele só funcionava nos televisores da Magnavox por ser o que aparecia nos comerciais, o que prejudicou muito as vendas do produto.
  • Os botões direcionais do Odyssey eram analógicos e não digitais.
  • O primeiro Odyssey teve um total de doze cartuchos.












4 comentários:

  1. Caramba, praticamente um console por trimestre, e alguns nem tinham mudanças significativas. Isso é que é capital de investimento!

    ResponderExcluir
  2. Adorei, fiquei supreso ao seber que antes do atari e do tele jogo, existiu essa tecnologia, adorei a reportagem

    ResponderExcluir
  3. Parabéns não se dá a qualquer um, então vc tá de parabéns, grande reportagem!!!!

    ResponderExcluir