Titulo:
Captain Commando
Plataforma: Arcade
Ano de lançamento: 1991
Produtora: Capcom
Plataforma: Arcade
Ano de lançamento: 1991
Produtora: Capcom
Olá
pessoal, hoje irei falar de um clássico dos fliperamas que provavelmente todos
que já jogavam na década de 90 devem conhecer Captain Commando.
Este é
um jogo de briga de rua (ação com visão lateral), bem parecido com Final Fight,
ele se passa no ano de 2026 e seu
objetivo é salvar a cidade de Metro City
de supercriminosos que a ameaçam, escolhendo um entre quatro heróis, bom... história
realmente não é o forte deste jogo (mas quem liga?).
Os heróis são bem variados, deixando o estilo
de jogo bem diferente dependendo de quem o jogador escolhe, e eles são:
Captain Commando, o líder da equipe
comando, ele é um soldado loiro com uma armadura especial, e seus movimentos
especiais são um lança chamas, que só podia ser usado no ar, e um soco no chão
que eletrificava os arredores dele.
Ninja Commando, também chamado de Ginzu
the Ninja/Shô, é um ninja muito veloz que usa uma roupa negra e rosto escondido
e usa uma espada capaz de partir os inimigos ao meio, e seus movimentos
especiais são uma shuriken (grande pacas) e um movimento em que ele pula
soltando uma bomba de fumaça (como
uma bomba de fumaça causa tanto dano?).
Mummy Commando, também conhecido
como Mack the Knife/Jennety, é um alienígena e suas faixas são sua roupa
espacial para sobreviver na terra (isso que é tecnologia Oo), e suas adagas
também usam de tecnologia alienígena, causando o derretimento dos inimigos, e seu golpe especial é um giro usando
suas faixas para atacar (é tecnologia alienígena).
Baby Commando, também conhecido
como Baby Head/Hoover, é um gênio infantil que construiu uma armadura robótica
(ele aguenta o peso das ferramentas ao menos?), que usa de golpes de luta livre, seus movimentos especiais
dele são bem interessantes, ele tem um em que ele corre e da um soco turbinado,
o agarrão em que ele aplica um pilão, e o ultimo é um ataque em que ele atira
por todos os lados do corpo mecânico.
A
jogabilidade é bem interessante, pois além de todos os poderes e habilidades
dos personagens, ainda existem armas
como metralhadoras e lança-misseis e grandes robôs de combate que se mostram muito úteis na aventura, e existem
três tipos:
- Verde, para ataques com punhos de curta distancia.
- Vermelho, que atacava os inimigos com fogo.
- E o Azul, que podia congelar imediatamente a maioria dos inimigos.
O
diferencial do jogo em relação a outros do gênero é o fato de se poder jogar de
quatro jogadores simultâneos, permitindo
assim, toda a equipe comando trabalhar junta.
Este é
um jogo bem curto e com um desafio mediano, mas tem cenários bem diversos e
vale a pena ser jogado, especialmente multiplayer, para aumentar a diversão (ou
o caos).
Curiosidades
e dicas:
- Na versão para Super Nintendo, foram retiradas todas as animações de entrada dos chefes e censuradas as mortes com as laminas de Shô e Mack.
- Na versão para Playstation, ao segurar R1 e L1 e usar o especial, com o Capitão ou Mack, é possível matar em um golpe.
- Ainda na versão de Playstation, se o jogador segurar quadrado, circulo, triangulo e X na tela em que aparece o aviso de pirataria (Warning) ele irá liberar a possibilidade se se jogar de até quatro pessoas.
- A equipe Commando fez aparição especial em vários jogos, como Marvel vs Capcom e Namco X Capcom.
- O Captain é o único personagem selecionável que não teve nome alterado.
- Mesmo após derrotar o inimigo e tomar a armadura, ainda havia a chance deles roubarem ela de volta.
- É possível acertar seus parceiros.
Joguei muito isso, mas na época do Super Nintendo!
ResponderExcluirEra muito conveniente, já que dava pra ir com o amigo na locadora, jogar em dois [que é mais fácil], e ainda dividir a conta!
Infelizmente jogos como esse estão em falta nas gerações atuais...