Nome: Magnavox
Odyssey
Ano de Lançamento: 1972
Empresa: Magnavox
Empresa: Magnavox
Olá pessoal, mais um
mês passou, então esta na hora de contar mais um pouco de história, e hoje irei
falar do inicio dos vídeo games domésticos, o Odyssey.
Mas antes de falar do
Odyssey temos que voltar no tempo, para 1968 (faz um tempinho hein?), quando
Ralph Baer e seus colegas da Sander Associates desenvolveram um protótipo do
primeiro vídeo game caseiro da história apelidado de Brown Box.
Brown Box: Sua aparência era bem curiosa, pois se
tratava de uma caixa de madeira marrom (por isso de seu apelido “The Brown Box”), com catorze chaves seletoras
(usadas para trocar de jogos) e dois controles que eram ligados atrás do
console.
Seus controles eram
bem estranhos, pois assim como o console, eram caixas de madeira marrom, e tinham três botões giratórios e um
botão convencional (o reset). E entre os controles, ele também tinha uma light gun (um rifle) para poder
jogar os games de tiro.
Algum tempo depois, a
Sanders Associates licenciou e lançou o sistema pelo nome de Magnavox Odyssey.
Em 1972, o Magnavox Odyssey é lançado como o
primeiro console caseiro, ele é quase a mesma coisa que a Brown Box, mas com
algumas diferenças bem interessantes, para começar, todo o design foi
reformulado, o deixando branco, com detalhes marrons, no lugar das chaves
seletoras usava chips (tipo aqueles
que ficam dentro dos cartuchos) numerados para escolher os jogos, seus
controles também mudaram, os três botões giratórios ficam dos lados dele, MAS, o terceiro botão fica em cima de
outro, parecendo uma torre, e na parte superior do controle, se encontra o
botão reset.
Mas o mais curioso
dele sem duvida são os jogos, como o console era capaz de criar na tela no
máximo, os dois jogadores e uma bola, para ter um cenário, ele contava com overlays (sim, a mesma ideia que o
Vectrex usou), com a diferença de que eles eram enormes, pois iam diretamente
na tela da TV, e o mais estranho era, não
existia física, ai você se pergunta, como assim? Simples jovem padawan, a
bola quando batia nas paredes, não rebatia, ao invés disso, o terceiro botão do
controle era usado para direcionar a
bola, criando os movimentos mais insanos que se pode imaginar.
Mas um sério defeito
dele sem duvida era, a total ausência de
som, sim, isso mesmo, o Odyssey não possuía nenhum chip sonoro, lhe
forçando a jogar ouvindo apenas o
zumbido da TV (quem é mais velho sabe como aquelas televisões eram
barulhentas).
Com o sucesso do
Odyssey, vários quase portáteis (quase,
pois funcionavam a pilha ou com fonte de alimentação, mas ainda usavam a tela
da TV) surgiram cada um com um ou dois jogos, que mais tarde foram apelidados
de Pong Games.
Em 1975 foi lançado o
Magnavox Odyssey 100, a partir desta
versão os jogos passaram a ter som e falando deles, ele vinha com dois jogos na
memória, Tennis e Hockey, ele ainda usava de seus três botões giratórios, mas
com um diferencial, era tudo junto,
vídeo game e controles e como os games não tinham contador de pontos, no centro
dele se encontrava um marcador de pontos
manual para não se precisar mais de papel, a sim, ele era laranja (chamativo não?).
Ainda em 1975 foi
lançado o Magnavox Odyssey 200, era
uma versão melhorada do Odyssey 100 (agora branco), e agora tinha três jogos,
sendo dois da versão anterior e o novo game, SMASH.
Em 1976 foi lançado o
Magnavox Wonder Wizard 7702, que
apesar do nome diferente, usava a mesma placa que viria a ser usada no Odyssey
300, sua aparência é totalmente diferente de qualquer outro pong game da
Magnavox, pois ele lembra muito um
Odyssey, mas um pouco mais baixo e os controles foram simplificados, ficando
apenas com um botão giratório para cada jogador, e três chaves seletoras, uma
para selecionar os jogos, uma liga desliga e reset, e a novidade ficava por
conta da chave de dificuldade que
tinha beginner, intermediate e Pro e o fato de não ter mais o contador de pontos
no console, pois agora os jogos já tinham seus
próprios contadores.
Ainda em 1976,
lançaram o Magnavox Odyssey 300, como
dito antes ele usava a mesma placa do Wonder Wizard 7702, e assim como ele, o
Odyssey 300 usava apenas um botão giratório e três chaves seletoras, mas com a aparência
mais próxima da serie 100 e 200, mas com algumas diferenças, como a ausência de um contador manual e suas
cores sendo que ele era em amarelo e preto.
Mais tarde ainda em
1976, lançaram o Magnavox Odyssey 400,
era praticamente a mesma coisa que o Odyssey 200, com a diferença de agora usar
o sistema de pontos eletrônicos.
No fim de 1976
(quantos em um ano Oo), lançaram o
Magnavox Odyssey 500 foi a primeira real revolução gráfica da série Odyssey,
pois ele era capaz de gerar imagens
coloridas e mais incrível ainda, formas que não eram apenas um bastão ou
uma bola quadrada (cadê o Kiko?).
Em 1977, foi lançado
o Magnavox Odyssey 2000, com um
visual que lembrava muito o do Odyssey 300 com a diferença de ter botões maiores
e ser vermelho, e os gráficos voltaram para o bom e velho preto e branco.
Ainda em 1977, foi
lançado o Magnavox Odyssey 3000,
modificado novamente, agora a chave seletora de game mudou de forma e vários botões
mudaram de lugar, mas o diferencial é que agora os controles podiam se destacar do console, permitindo segura-los
no lugar de os dois ficarem em cima do vídeo game.
Novamente em 1977,
foi lançado o Magnavox Odyssey 4000,
com um visual novo (de novo), mas ainda com os controles destacáveis, mas pela
primeira vez não eram botões giratórios, mas sim alavancas direcionais (mas só se mexiam para a esquerda e direita),
ele vinha com oito jogos em cores (mas ainda usando palitinhos como jogadores).
Em 1978 lançaram o Magnavox Odyssey 2, a forma definitiva
do Odyssey, pois ele tinha uma capacidade semelhante a do Atari VCR, o que
permitia rodar jogos muito mais
avançados que seus antecessores, mas apesar do nome ele não era um simples vídeo
game, mas sim um pequeno computador (com teclado embutido) que funcionava com a
linguagem BASIC, tinha dois
controles (como sempre), mas agora com alavancas de oito direções, mas agora
ele tinha um botão de ação e
cartuchos semelhantes aos de Atari, mas com a diferença de terem uma alça para
segurar e puxar.
Ele foi um marco
muito importante na historia dos vídeo games, mostrando que era possível criar
um aparelho eletrônico para criar jogos eletrônicos, e mais importante, que
eles vendiam bem, e apesar dos jogos de todos antes do Odyssey 2 não serem lá
grande coisa, é sempre bom conhecer um pouco do passado dos vídeo games que
todos amamos.
Curiosidades
e dicas:
- O nome original da Brown Box era, Unit #7.
- Em 1973 Ralph Baer propôs a ideia de lançar uma extensão que permitiria o primeiro Odyssey ter som, mas ela foi recusada.
- O primeiro Pong não tinha pontuação na tela, ela só foi implementada na versão do Magnavox Odyssey 300.
- O Odyssey 5000 foi planejado, mas nunca lançado.
- As pessoas achavam que ele só funcionava nos televisores da Magnavox por ser o que aparecia nos comerciais, o que prejudicou muito as vendas do produto.
- Os botões direcionais do Odyssey eram analógicos e não digitais.
- O primeiro Odyssey teve um total de doze cartuchos.
Caramba, praticamente um console por trimestre, e alguns nem tinham mudanças significativas. Isso é que é capital de investimento!
ResponderExcluirótima matéria, adorei
ResponderExcluirAdorei, fiquei supreso ao seber que antes do atari e do tele jogo, existiu essa tecnologia, adorei a reportagem
ResponderExcluirParabéns não se dá a qualquer um, então vc tá de parabéns, grande reportagem!!!!
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