quarta-feira, 28 de maio de 2014

Review: Captain Commando


Titulo: Captain Commando
Plataforma: Arcade
Ano de lançamento: 1991
Produtora: Capcom


Olá pessoal, hoje irei falar de um clássico dos fliperamas que provavelmente todos que já jogavam na década de 90 devem conhecer Captain Commando.

Este é um jogo de briga de rua (ação com visão lateral), bem parecido com Final Fight, ele se passa no ano de 2026 e seu objetivo é salvar a cidade de Metro City de supercriminosos que a ameaçam, escolhendo um entre quatro heróis, bom... história realmente não é o forte deste jogo (mas quem liga?).


 Os heróis são bem variados, deixando o estilo de jogo bem diferente dependendo de quem o jogador escolhe, e eles são:


Captain Commando, o líder da equipe comando, ele é um soldado loiro com uma armadura especial, e seus movimentos especiais são um lança chamas, que só podia ser usado no ar, e um soco no chão que eletrificava os arredores dele.


Ninja Commando, também chamado de Ginzu the Ninja/Shô, é um ninja muito veloz que usa uma roupa negra e rosto escondido e usa uma espada capaz de partir os inimigos ao meio, e seus movimentos especiais são uma shuriken (grande pacas) e um movimento em que ele pula soltando uma bomba de fumaça (como uma bomba de fumaça causa tanto dano?).


Mummy Commando, também conhecido como Mack the Knife/Jennety, é um alienígena e suas faixas são sua roupa espacial para sobreviver na terra (isso que é tecnologia Oo), e suas adagas também usam de tecnologia alienígena, causando o derretimento dos inimigos, e seu golpe especial é um giro usando suas faixas para atacar (é tecnologia alienígena).


Baby Commando, também conhecido como Baby Head/Hoover, é um gênio infantil que construiu uma armadura robótica (ele aguenta o peso das ferramentas ao menos?), que usa de golpes de luta livre, seus movimentos especiais dele são bem interessantes, ele tem um em que ele corre e da um soco turbinado, o agarrão em que ele aplica um pilão, e o ultimo é um ataque em que ele atira por todos os lados do corpo mecânico.


A jogabilidade é bem interessante, pois além de todos os poderes e habilidades dos personagens, ainda existem armas como metralhadoras e lança-misseis e grandes robôs de combate que se mostram muito úteis na aventura, e existem três tipos:
  • Verde, para ataques com punhos de curta distancia.
  • Vermelho, que atacava os inimigos com fogo.
  • E o Azul, que podia congelar imediatamente a maioria dos inimigos.

O diferencial do jogo em relação a outros do gênero é o fato de se poder jogar de quatro jogadores simultâneos, permitindo assim, toda a equipe comando trabalhar junta.

Este é um jogo bem curto e com um desafio mediano, mas tem cenários bem diversos e vale a pena ser jogado, especialmente multiplayer, para aumentar a diversão (ou o caos).

Curiosidades e dicas:

  • Na versão para Super Nintendo, foram retiradas todas as animações de entrada dos chefes e censuradas as mortes com as laminas de Shô e Mack.
  • Na versão para Playstation, ao segurar R1 e L1 e usar o especial, com o Capitão ou Mack, é possível matar em um golpe.
  • Ainda na versão de Playstation, se o jogador segurar quadrado, circulo, triangulo e X na tela em que aparece o aviso de pirataria (Warning) ele irá liberar a possibilidade se se jogar de até quatro pessoas.
  • A equipe Commando fez aparição especial em vários jogos, como Marvel vs Capcom e Namco X Capcom.
  • O Captain é o único personagem selecionável que não teve nome alterado.
  •  Mesmo após derrotar o inimigo e tomar a armadura, ainda havia a chance deles roubarem ela de volta.
  •  É possível acertar seus parceiros.






Um comentário:

  1. Joguei muito isso, mas na época do Super Nintendo!
    Era muito conveniente, já que dava pra ir com o amigo na locadora, jogar em dois [que é mais fácil], e ainda dividir a conta!
    Infelizmente jogos como esse estão em falta nas gerações atuais...

    ResponderExcluir