Nome: V.Smile
Ano de lançamento: 2004
Empresa: VTech
Olá pessoal, fim de mês é dia de história, e hoje irei
apresentar a vocês um famoso desconhecido, o não tão grande, V.Smile.
Você provavelmente não conhece o V.Smile, mas este
console educativo foi um console da sexta geração vídeo games (junto do PlayStation 2,
DreamCast, GameCube e Xbox).
O console tinha um visual bem alegre e colorido, com entrada de cartuchos na frente, dois botões
(ON e OFF), duas entradas de controles. E falando nos controles, eles são um
show a parte, pois eles tem o formato de um desenho de pegada de cachorro. Sendo uma alavanca como direcional, e quatro
botões coloridos representando os dedos do cachorro, e um gigantesco botão
laranja no meio (é uma tela de toque em algumas versões), e três botões de
opções.
A grande maioria dos jogos educativos do console são
feitos com personagens licenciados,
como Scooby-Doo, A pequena sereia, Go Diego Go! Entre outros. E eles são
classificados de maneira diferente de jogos normais, suas classificações são:
Pensadores Juniors (Junior Thinkers): para idades de 4 a 6 anos.
Coordenadores (Master Minds): para idades de 6 a 8 anos.
Jogos para iniciantes (Beginner’s Games): para idades de 3 a 5 anos.
Jogos avançados (Advanced Games): para idades de 6 a 9 anos.
Estas definições influenciam grandemente no jogo, como
por exemplo Dora’s Fix-It Adventure (4 a 6 anos), ela não cai das plataformas,
apenas fica desequilibrada, muito diferente de jogos de ação e aventura
tradicionais.
Alguns jogos tinham na capa o seguinte texto, “New and Improved Version”, ou se
preferir “versão nova e melhorada” nas capas, pois estes eram jogos relançados,
apenas com funções novas, como
aceitar microfone ou comandos pela tela de toque dos controles mais modernos.
Em 2005 foi
lançada uma versão portátil do console chamada de V.Smile Pocket. Este portátil usava os mesmos Smartridges que o V.Smile (algo bem similar ao TurboExpress), mas com algumas limitações, como o fato de não se poder jogar
multiplayer e nem usar qualquer tipo de periférico (como o microfone ou a tela
de toque).
Em 2007
lançaram uma segunda versão do portátil que vinha com um microfone embutido e
um pouco mais fino.
Em 2008 foi
lançada a terceira geração do portátil, chamado de V.Smile Cyber Pocket, o portátil foi totalmente redesenhado
ganhando agora uma tela dobrável e uma tela de toque além de manter o microfone.
PC Pal, esta foi uma variante do V.Smile com um acessório integrado,
um teclado colorido conectado a um
controle que no lugar do grande botão laranja no meio, agora ele tinha a tela
de toque no lugar.
Em 2008 outra variante
do V.Smile que foi lançada foi o V-Motion,
seus controles continham acelerômetros para detecção de movimentos.
O V.Smile Baby
Infant Development System: como o próprio nome já diz, é um console para o
desenvolvimento de bebes, e por isso ele é muito diferente dos outros consoles
V.Smile, como o fato dos jogos dele serem exclusivos e incompatíveis com outros consoles V.Smile. O console tinha suporte
para guardar até quatro cartuchos e o controle wireless, que mais parece um brinquedo de bebê (bem que ele é um
brinquedo de bebê de certa forma), pois ele podia até mesmo ser usado sozinho
(sem o console) fazendo sons ou tocando músicas para a criança.
E como todo console que se preze o V.Smile também teve
sua cota de acessórios:
O V.Smile TV
Learning System Plus joystick (nome longo Oo): era um tablete com uma
caneta permitindo escrever ou usar funções de toque.
O V.Smile
Smartbook, era um livro de atividades eletrônico que funcionava com alguns
cartuchos, lembrando muito o antigo Sega Pico.
O V.Smile Art Studio, um grande tablete com caneta para se realizar pinturas
na tv, carimbos, paleta de cores e animação são apenas algumas das funções do acessório.
O V.Smile V-Link
funcionava com o Cyber Pocket, PC Pal, V-Motion e algumas versões mais novas do
V.Smile, além de liberar segredos em determinados sites, dependendo do
avanço no jogo, nesses sites também era possível
ver o Rank global dos jogadores.
E o V.Smile Jammin
Gym Class, era a versão da VTech do clássico tapete de dança, continha 10
atividades diferentes.
Bom, mesmo sendo um console de sexta geração, o fato de
ter apenas jogos educativos não ajudou muito em seu sucesso, já que crianças
querem jogar o que os mais velhos estão jogando, mas mesmo assim, seu visual
alegre e colorido o torna um belo enfeite na estante de qualquer colecionador.
Apesar de não ter feito sucesso, nem entre os jogadores
normais, e nem o publico alvo, foi um console bem interessante que vale a pena
conhecer.
Curiosidades e Dicas:
- - A ideia era criar um vídeo game educativo para crianças de 3 a 9 anos.
- - Os cartuchos do console eram chamados de Smartridges.
- - O V.Smile é altamente colecionável por ter diversas versões de cada console.
- - A maioria dos controles do V.Smile tem a alavanca direcional a direita.
- - A parte translucida em cima do console é uma tampa de onde se guarda os cartuchos.
- - O controle com tela de toque tinha duas versões, com a alavanca a direita ou a esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário