quinta-feira, 31 de julho de 2014

A história dos games: Mega Drive


Nome: Mega Drive / Sega Genesis
Ano de Lançamento: 1988
Empresa:
SEGA

Olá pessoal, dia de um pouco de história e hoje conheceremos um pouco mais sobre o grande Mega Drive.

Apenas dois anos após o lançamento do Master System a SEGA resolveu lançar seu console de próxima geração, o Mega Drive. Que apesar de muito bonito e poderoso, teve seu lançamento ofuscado pelo novo lançamento da Nintendo, o Super Mario Bros. 3 uma semana antes, e como se não bastasse apenas a Nintendo, o PC Engine da NEC também fazia grande sucesso, deixando assim o mercado pequeno para uma nova plataforma.


A Sega anunciou que lançaria o console em 1989 nos estados unidos, mas não tinha nenhuma subsidiária lá na época, ela distribuía o Master System através da Tonka, mas insatisfeita com como a empresa cuidou de seu console anterior (um grande fracasso de marketing), a Sega tentou oferecer os direitos para a Atari Corporation, já que eles não tinham uma plataforma 16 bits ainda, mas foram rejeitados (sério, a Atari cometeu um grave erro), e por isso eles resolveram criar sua própria subsidiaria a Sega of America. E no fim do ano finalmente lançaram o Sega Genesis.

Após dois anos, em 1990, foi lançado o Mega Drive na Europa, e assim como seu antecessor, ele se tornou a plataforma mais popular da época, e para vender na Europa, a Sega comprou a Virgin Mastertronic e a transformou na Sega of Europe.

E ao mesmo tempo a Tec Toy começou a distribuição do aparelho no Brasil, sendo que fazia apenas um ano que o Master System tinha chegado para esses lados

Alguns anos após o lançamento do console, o Super Nintendo foi lançado e seu grande poder se provou um problema para a Sega, e para contorná-lo ela lançou novos acessórios e adaptadores que transformavam o Mega Drive em um novo console (pois alguns deles tinham até mesmo jogos próprios), como:

Sega CD: este aparelho teve duas versões: a primeira saiu em 1992 para o primeiro modelo do Sega Genesis e era encaixado embaixo do vídeo game. E a outra saiu em 1994 saiu para o Mega Drive 2, se encaixava lateralmente no console, e um de seus maiores títulos sem duvida foi o Sonic CD


Sega 32X: era um adaptador para um novo tipo de cartucho, que tecnicamente transformava o console de 16 para 32bits, que era colocado na entrada de cartuchos convencional do console, mas não era tão poderoso quanto o Sega CD.

E assim como foi feito com o Master System, várias versões do console foram lançadas.


Em 1988 foi lançado o primeiro modelo e em 1989 sua versão americana, o Genesis, ele era pesado e tinha além dos botões liga/desliga e reset ele tinha um volume e uma entrada para fone de ouvidos (muito prático para não incomodar ninguém).


Em 1991 foi lançado o Sega TeraDrive, exclusivo do Japão, este Mega Drive fabricado pela IBM era uma combinação de um PC com um Mega Drive, em sua interface ele tinha gerenciador de arquivos, DOS, relógio e finalmente, o Mega Drive Mode. Como era um computador, ele além de tudo tinha Floppy Drive para leitura de disquetes, mouse ps2, teclado e claro, controles de Mega Drive


Em 1993/1994, foi lançada a segunda versão do console, agora mais leve e com uma tampa lateral para permitir a conexão com o modelo lateral do Sega CD e não mais tinha entrada de fone de ouvido e muito menos volume.

No fim de 1994 foi lançado o Sega CDX, que era uma mistura do Sega CD com o Sega 32X, mas com a aparência de um discman (alguém lembra disso?).


Em 1994 foi lançado o Sega Mega Jet, que era um Mega Drive semi portátil que era usado somente dentro das aeronaves da Japan Airlines sob aluguel.


Em 1995 foi lançado o Sega Nomad que era um portátil de seis botões que usava cartuchos de Mega Drive, basicamente era um Mega Jet com tela, mas diferente do seu antecessor este modelo foi vendido para o público comum.


Em 1998 (após a sega já ter descontinuado o aparelho) foi lançado Mega Drive 3, pela  Majesco Entertainment, que tinha metade do tamanho de um Mega Drive convencional por esta razão ele é incompatível com ambas as versões do Sega CD.


Em 2009 a AtGames lançou o Mega Drive Firecore, que era ainda menor que o Mega Drive 3 e com um visual mais moderno.

A Sega também teve alguns acessórios bem interessantes que valem a pena serem lembrados, como:


O Sega Activator: um controle que usava todo o corpo da pessoa para controlar os jogos na teoria, um disco com oito sensores infravermelhos, ele tinha a forma de um octógono, sendo quatro partes o D-pad, dois o botão A, e um para o botão B e um para o C, além de ser extremamente confuso jogar com ele, sua precisão era extremamente baixa, o que o tornava quase inusável.


A Sega Power Base Converter: este adaptador para a primeira versão do Mega Drive e Genesis, permitia jogar usando os cartuchos e cards de Master System.


O Sega Mega Modem Peripheral: permitia jogar online através da Sega Meganet, conhecido também como Mega Modem e Tele-Genesis, o aparelho nunca saiu do Japão.

O Mega Drive foi um dos grandes consoles da grande guerra da quarta geração (os 16bits), e o simples fato de que ele conseguiu derrotar alguns consoles tecnicamente mais poderosos que ele o torna digno de respeito.

Apesar de gostar mais do Super Nintendo, não tem como não gostar do Mega Drive, com grandes títulos, ele mostrou ao mundo o poder da Sega. E lembre-se. Sega does what Nintendon't.

Curiosidades e dicas:

  • - O nome código dele era Mark V
  • - Não era necessário remover o Sega 32X para se jogar games de Mega Drive.
  • - Existiam alguns jogos que para serem jogados exigiam o uso de um fita de 32X e de sua versão em CD no Sega CD.
  • - No Brasil até hoje são lançadas novas versões do console, com jogos na memória e que não mais aceitam cartuchos.
  • - Alguns jogos de luta vinham com um controle especial de seis botões que mais tarde foi adotado como o controle padrão do Sega Saturn.
  • - Algumas versões alternativas do Mega Drive vem com uma guitarra e um jogo clones de Guitar Hero.
  • - Apesar do Sega CD e do 32X se conectarem diretamente no console, eles necessitam de fonte própria de alimentação.















Um comentário:

  1. Que postagem legal, muita coisa daí eu não sabia, pulei do Atari pro SNES, meu único contato com o MD era na casa de alguns amigos que tinham.

    ResponderExcluir