segunda-feira, 30 de junho de 2014

A história dos games: Game & Watch


Nome: Game & Watch
Ano de lançamento: 1980
Empresa:
Nintendo

Olá pessoal, dia de história dos games, e hoje irei contar uma curtinha mais de extrema importância, o Game & Watch.

Apesar de muita gente achar que o primeiro portátil da Nintendo foi o Game Boy, na verdade foi este pequeno mini game de tela de LCD com apenas um jogo, bom, vamos conhecer mais sobre ele.


A história de sua criação é bem curiosa, pois em 1979, Gunpei Yokoi, estava viajando de trem e viu um homem entediado brincando com sua calculadora apertando os botões (nossa, isso que é tédio), com isso Yokoi teve a ideia de criar um relógio que também teria as funções de um vídeo game para passar o tempo. E com isso nasceu um estrondoso sucesso chamado Game & Watch.


O Aparelho era um mini game com no mínimo cinco botões, mas sem limite um máximo, quando não estava em uso ele servia de relógio (por isto do nome) de mesa graças ao seu suporte traseiro (o relógio ficava visível durante a tela de demonstração), e alguns modelos tinham até mesmo a função Alarm para servir de despertador.

E para não ficar monótono vários games tinham dois modos, chamados de Game A e Game B, muitas vezes mudava apenas a dificuldade, mas em alguns casos mudava até mesmo o objetivo do jogo.
Mas sem duvida os mais interessantes eram os da série Game & Watch Multi Screen, que tinham duas telas e o jogador usava as duas para jogar, ele era dobrável e teve diversos títulos para essa serie como Donkey Kong e The Legend of Zelda.


Existem sessenta (60) modelos diferentes de Game & Watch, sendo um deles uma edição especial de Super Mario Bros. com caixa amarela e embalagem diferenciada que tinha a forma de Disk-kun, era o mascote usado para propagandas do Famicom Disk System, dada apenas aos vencedores do Nintendo’s F-1 Grand Prix tournament, o que o torna o modelo mais raro de todos.

Nos anos de 1995 a 2002 foram lançadas cinco Game & Watch collections, que saíram para Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance. Nelas tinham os jogos originais assim como versões modernizadas de vários jogos, sendo a maioria jogo do Mario.

De 1998 em diante, algumas distribuidoras third-party foram licenciadas para relançar versões menores de dez títulos de Game & Watch para criar a coleção Nintendo Mini Classics series.


Os Nintendo Mini Classics tinham a aparência de um pequeno Game Boy com todos seus botões (A, B, Start e Select), mas tinha diferenças além do tamanho, pois tinham uma corrente que permitia que fossem carregados como chaveiros e também um suporte traseiro que permitia o console ficar em pé, mas não todos, pois os de duas telas não possuíam tal suporte.  
Frente e verso do cartão e-Reader
Em 2001 a Nintendo vendia junto do e-Reader o jogo Manhole-e, um original de Game & Watch, e apesar de terem planejado lançar todos os sessenta jogos para e-Reader a ideia foi cancelada.

Entre 2006 e 2010 a Nintendo laçou mais dois Game & Watch Collection, desta vez para o Nintendo DS, o primeiro cartucho continha jogos da serie Game & Watch Multi Screen series, como, Oil Panic, Donkey Kong e Green House, e o segundo cartucho continha clássicos como Parachute, Octopus um novo que usava as duas telas e misturava os dois jogos.


Entre 2009 e 2010 a Nintendo lançou mais alguns títulos, mas agora exclusivamente para mídia digital, a DSIWare como, Ball, Flagman, Manhole, Mario’s Cement Factory entre outros.

Quem já jogou um desses deve se lembrar que seus sons não eram dos mais agradáveis (eram apitos de vários tipos), sua jogabilidade era travada, e as imagens eram pré-definidas na tela (tanto que quando se resetava o console ele acendia tudo antes de apagar, o que permitia ver tudo que se tinha no jogo), sua bateria durava pouco dependendo de qual jogo era, mas sempre foi muito divertido.

Este pequeno portátil teve uma vida bem longa e foi muito popular em sua época, hoje ele é apenas mais um item de colecionador, mas nunca será esquecido como um dos pioneiros dos consoles portáteis.

Curiosidades e Dicas:

  • - O D-pad (popularmente, direcional) em forma de mais (+) da Nintendo foi criado em 1982 para a versão portátil de Donkey Kong.
  • - O Game & Watch foi o primeiro console fabricado pela Nintendo.
  • - Ball foi o primeiro jogo lançado para o Game & Watch.
  • - Na Austrália, as lojas de jogos tinham em estoque consoles da serie mini Game & Watch, mas diferente dos outros eles funcionavam com energia solar e não eram jogáveis, ficando assim apenas na tela de demonstração.
  • - Os controles do Famicom foram inspirados nos controles do Game & Watch
  • - A série Game & Watch Multi Screen foi o modelo que inspirou a criação do Nintendo DS.
  • - A cada relançamento de um jogo da série Nintendo Mini Classics o jogo vinha com a carcaça com uma cor diferente.
  • - Na União Soviética a série Game & Watch ganhou clones que era vendidos sob outros nomes como, Octopus (que virou Mysteries of the Ocean) Chef, Egg (que virou Nu, pogodi) entre outros mudando os gráficos algumas vezes para se encaixar com o novo nome (e sério, eles eram criativos para dar nomes).
  • - O console Commodore 64 recebeu um porte do jogo Mario Bros. de Game & Watch assim como uma sequencia chamada de Mario Bros. II.
  • - O cenário era pintado atras da tela, desta forma o jogador podia ver as partes estáticas do jogo até com o console desligado.
  • - Mr. Game & Watch fez várias aparições especiais em diversos jogos.
  • - Tiveram vários formatos de Game & Watch, até mesmo alguns que pareciam miniaturas de Arcades.











Um comentário:

  1. Aperando os botões de uma calculadora? Isso chega a ser depressivo!
    Ótima matéria, serve pro pessoal entender que antes do 3DS e do PS Vita, o povo também tinha um portátil para se divertir!

    ResponderExcluir