quarta-feira, 18 de junho de 2014

Review: Super Mario 64


Título: Super Mario 64
Plataforma: Nintendo 64
Ano de Lançamento: 1996
Produtora: Nintendo

Olá pessoal, hoje irei falar do primeiro jogo de aventura verdadeiramente 3D do bigodudo mais querido de todos, Super Mario 64.

A história como sempre não é lá grande coisa, Mario recebe uma carta da princesa Peach o convidando para comer bolo no castelo (bolo né? Seiiii...), mas chegando lá, um Lakitu repórter (da Lakitu Bros.) se apresenta, dizendo estar fazendo uma reportagem sobre o castelo, e anuncia que Mario acabou de chegar (oh, não diga), e que irá filma-lo em ação enquanto busca os poderes perdidos das Power Stars (já sabemos qual é o objetivo).


 E ele ainda anuncia que como um cameraman experiente, ele irá filmar de ângulos recomendados (melhor motivo pra se ter uma câmera atrás do personagem ever), e ensina o jogador como mudar a câmera usando os botões de câmera, os botões C, permitindo inclusive visão em primeira pessoa para observar os ambientes.

E ao entrar no castelo Bowser lhe da às boas vindas e diz q não tem ninguém em casa, vá embora Gwa há há! (que senso de humor). E com isto o game começa.

Agora quanto à jogabilidade, Mario não conta com os tradicionais cogumelos e flores de fogo, ao invés disso, Mario usa bonés especiais que lhe dão várias habilidades como:


Wing Cap: é um boné vermelho com asas e que se encontra nos blocos de exclamação vermelhos, ele permite a Mario voar pelos céus por um período de tempo.


Vanish Cap: é um Boné vermelho transparente e que se encontra nos blocos de exclamação azuis, e permite a Mario atravessar alguns tipos de parede por um período de tempo, como se fosse um fantasma.


Metal Cap: é um Boné prateado e que se encontra nos blocos de exclamação verdes, ele deixa Mario invulnerável e extremamente veloz (tirando até a necessidade de respirar embaixo da água) por um período de tempo.

E como todos estes itens são temporários, Mario agora conta com uma barra de vida, chamada de Power e por conta disto, agora ele também sofre dano por cair de muito alto (é a idade chega para todos) e como nosso herói é muito ganancioso, agora ele recupera a vida coletando moedas, que mau exemplo Mario.

E nosso herói narigudo também ganhou a capacidade de atacar com socos (ou chutes se estiver no ar), algo essencial contra inimigos que não se pode pular em cima (como os Bullies). E quanto aos pulos,bom, agora Mario tem vários tipos.

O pulo triplo, é o pulo básico, apenas pular (A) três vezes e ele será realizado.

O pulo longo, como o nome diz Mario da um pulo longo (bem no estilo olímpico), ao se apertar Z seguido de A enquanto corre.

O salto mortal, Mario da um mortal para traz se enquanto estiver agachado (Z) for pressionado pulo (A).

Salto lateral, Mario da uma estrela sem as mãos (esse é ninja), para realizar, basta saltar apertando para o lado oposto que Mario esta correndo.

Deslize, Mario pula e sai deslizando de barriga, para realizar este salto basta pular e apertar B enquanto corre, ah este salto pode ser usado como ataque.

O pulo esmagador, popularmente conhecido como bundada, Mario pulava, girava no ar e descia com tudo, para realizar este pulo bastava pressionar Z no ar.

O salto ricochete, Mario rebate na parede e se joga de barriga no chão, apenas pule e chute uma parede para realiza-lo.

O Wall jump, sim Mario aprendeu a arte secreta do Wall jump, para realiza-lo ao encostar em uma parede, coloque para a direção oposta e pule de novo, e repita isto até chegar no topo.

Os estágios são bem interessantes, pois estão todos dentro do castelo, mas não pense que é por que o castelo é gigante, mas sim porque eles estão dentro de quadros, sim, quadros, e Mario deve entrar neles e realizar missões.



E diferente de todos os outros jogos da série, pois seu objetivo não é chegar ao fim do estágio (quer dizer, às vezes é), mas sim, é pegar as estrelas escondidas neles (lembra-se das Power Stars que falei no inicio?), cada mundo (sim cada quadro é um mundo inteiro) tem sete missões, e as estrelas são usadas para abrir as portas, e cada porta precisa de um número de estrelas, mas não ache que irá perder as que já coletou, pois as portas não consomem estrelas, apenas checam o numero de estrelas que o jogador tem e se for o bastante abrem caminho.


E cada vez que o jogador atingir um certo número de estrelas, ele poderá enfrentar Bowser para poder pegar a chave para o próximo andar do castelo, e pior que as batalhas contra ele, são os estágios que ficam antes delas, pois são os estágios mais cruéis que poderá encontrar neste game.

Este é um game que fez história, com seus belos gráficos, ótimos efeitos sonoros e milagrosamente usou bem o bizarro controle do Nintendo 64, tornando a jogabilidade um ponto positivo do game, já a câmera não é exatamente a melhor que se poderia ter, pois além de não ser possível modifica-la em muitas áreas, o controle pelos botões C não é muito preciso, fazendo movimentos bruscos às vezes, o que atrapalha e muito a jogatina.

Mas mesmo com o problema de câmera e do controle do N64, Super Mario 64 era, e ainda é, um grande título para ser jogado por todos os fãs de jogos de aventura.

Curiosidades e dicas:
  • - Existem estrelas escondidas dentro do castelo, mas que não estão dentro de nenhum estágio.
  • - Você pode brincar com o rosto do Mario na tela Press Start.
  • - É possível misturar o Vanish Cap e o Metal Cap, ganhando assim as duas habilidades simultaneamente.
  • - Em alguns estágios é possível perder o boné, mas sem o boné básico não se pode usar nenhum dos bonés especiais.
  • - Ao ver uma luz no centro do castelo, se posicione no meio dela, aperte C cima e olhe para a sua origem, ao fazer isto Mario será transportado para o Wing Cap Course, e completando o desafio poderá apertar o botão que libera o uso do Wing Cap e ganha mais uma estrela.
  • - Em Hazy Maze Cave, esta escondido o Metal Cap Course.
  • -O Vanish Cap Course pode ser acessado após drenar a água do fosso do castelo.
  • - Se expulsar um Koopa troopa de sua casca, Mario poderá surfar no casco com direito a musica de estrela, até bater em alguma parede.
  • - A sétima estrela de cada mundo é 100 (cem) moedas.
  • - Se der um pulo esmagador ou um chute pouco antes de tocar o solo após um pulo muito alto, Mario não irá tomar nenhum dano.
  • - A risada do Boo é a mesma do Bowser, mas acelerada.
  • - Em Tick Tock Clock é possível controlar a velocidade das engrenagens dependendo do minuto que entra no estágio, se for 3 será lento, se for 6 será médio, se for 9 será rápido e em 12 estará parado.
  • - Em vários estágios existem teleportes que lhe ajudam em varias missões.
  • - Existem vários Toads dentro do castelo, que lhe darão informações uteis e estrelas.
  • - Spoiler - Após coletar todas as 120 estrelas, vá para fora do castelo, e o canhão estará aberto, pule dentro dele e se atire para cima do castelo, lá o jogador encontrará Yoshi que o dará o pulo triplo especial e 100 vidas (ou melhor, vidas até completar 100) e um bloco com um Wing Cap.





Um comentário:

  1. "popularmente conhecido como bundada"
    HAUEHAUEHAUEHAUEHAHJEHAUE

    Esse Mário eu infelizmente joguei bem pouco, na época das locadoras ainda. Parece um jogo excelente, agora que eu adquiri o N64 quem sabe um dia jogue

    ResponderExcluir