quarta-feira, 5 de março de 2014

Review: Michael Jackson's Moonwalker



Título: Michael Jackson’s Moonwalker
Plataforma: Mega Drive
Ano de lançamento: 1990
Produtora: SEGA

Olá pessoal, para quem acha que jogo de filme sempre foi algo ruim ou fácil, venho lhe apresentar Moonwalker, sim aquele jogo do Michael Jackson.

Apesar de ser um jogo baseado em um filme, não tem quase nada a ver com o mesmo, pois não tem historia e a única coisa que tem em comum entre os dois são os personagens.


A introdução do game só mostra Michael chegando em forma de carro (quem assistiu entenderá) e se transformando de novo em humano, o nome do estagio, e inicia o game com ele jogando a moeda na maquina de musica, igual ao filme quando ele entra no “Club 30”, que por sinal, é o primeiro nível do jogo.


O primeiro nível não é nada demais, ele serve mais para você aprender os comandos e descobrir o como passar de fase (quem precisa de tutoriais?), que por sinal é de uma maneira bem inusitada, resgatando as crianças (que ao serem resgatadas, vão embora com a luz) que estão escondidas no cenário, e essas podem estar atrás de portas, janelas, sentadas no chão e em vários outros lugares. 
No canto inferior direito tem um contador que mostra quantas crianças ainda faltam, e uma vez que todas forem resgatadas, a tela irá escurecer e um macaquinho de macacão azul e blusa vermelha virá pela luz e montará nos ombros do Michael e lhe guiara para onde o chefe do estágio se encontra.


A jogabilidade é interessante, apesar de clássica, você anda em um cenário lateral e tem três botões de ação, que são:

MAGIC, o ataque principal de Michael o qual ele joga purpurina (ou pó de fadas já que é magica), pelas mãos e pés, ao atingir o inimigo, ira lança-lo longe. Mas tem uma fraqueza, ao ficar com pouca vida, sua purpurina acaba e você deverá derrotar os inimigos na base da porrada (e sério seu soco é muito fraco).

ATTACK, este é o movimento mais arriscado de Michael, pois usar isso consome sua barra de vida, e com este botão você pode usar dois ataques;

 Arremesso de chapéu, gire um pouco e solte e você ira jogar seu chapéu como um bumerangue;
 Dança ao segurar o botão por um longo período de tempo (isso irá consumir metade da sua barra de vida) ele dará um sinal e todos os inimigos da tela irão se posicionar para dançar junto de você, tomando grande dano.



JUMP, sério que preciso explicar isso?

Os níveis são bem interessantes, alguns passando em locais do filme, outros não. O game tem um total de seis níveis, cada um subdividido em três fases, menos a ultima, e os níveis são os seguintes:

O primeiro nível é o “Club 30”, que se passa em um prédio antigo de tijolinhos, cheio de escadas, mesas, mesas de sinuca e pianos (ao menos faz som pular neles), os inimigos são clássicos capangas de ternos que batem e atiram em você, jogadores de sinuca com seus tacos (isso soou meio gay) e mulheres de vestido vermelho que o seguram impedindo seu avanço.


O segundo nível é “Street”, onde você sai do Club 30 e o inicia, o estágio se passa a noite (como o jogo todo) em estacionamentos e ruas quase abandonadas, pois estão cheias de marginais e cães de rua querendo seu sangue, e mais para frente aparecem soldados do Mr. Big (não, não o vilão de Real Bout).


O terceiro é “Wood”, como o próprio nome diz é uma floresta, com um ambiente bem sombrio, com nevoa, arvores mortas e tumbas, os inimigos são zumbis saltitantes (Oo) e corvos vermelhos (sério?).


O quarto é “Cavern”, é um local cheio de passagens tornando-se fácil de perder-se, estalactites podem cair do teto a qualquer momento causando dano em você ou nos inimigos, tem teias no cenário, e paredes que caem revelando passagens, os inimigos são zumbis, aranhas e soldados com armas lasers.

O quinto é “The Enemy Hideout”, é uma clássica base secreta de vilão dos anos 80/90 com tele transportes, portas eletrônicas, computadores, canhões lasers no teto, portas armadilhas que abrem e fecham esteiras rolantes, e elevadores, e o único inimigo do estágio são os soldados com armas lasers.

E o último nível é algo... bem diferente do resto do game, deixarei para vocês mesmos verem.


E em alguns níveis você verá uma estrela cadente, e se a pegar Michael ira se transformar em um robô, que pode voar atirar lasers e ainda ver onde tem crianças escondidas, por algum tempo, muito útil para avançar rapidamente ou apenas derrotar todos os inimigos da tela
.
É um game com gráficos medianos, boas musicas (para um game de Mega Drive), boa jogabilidade, as fases são um tanto repetitivas, mas nada que afete a diversão do jogo.
Então se você gosta de jogos de aventura com desafios e muita dança, este é o seu jogo.

Curiosidades e dicas:

  • - Cada tipo de inimigo tem uma dança única.
  • - Para abrir as paredes com aranhas, gire, as com placa de proibido dançar aperte para cima.
  • - O macaquinho do jogo foi baseado no macaco de estimação que o Michael tinha.
  • - Michael pode descer as escadas pelo corrimão derrubando assim, quem estiver subindo.
  • - Você ainda tem que tomar cuidado ao abrir as portas, pois pode ter bombas escondidas.
  • - Quando você esta girando, além de causar dano em quem encostar, é invencível a tiros.
  • - Quando o macaquinho aparece, todos os inimigos do nível somem.
  • - O segundo jogador é rosa (LOL).







Um comentário:

  1. Esse sim é das antigas, me lembro que ia na casa de um amigo pra jogar, e cascava quando ele usava o comando em que todos dançam!
    Fora que é bem sugestivo ele salvar crianças né ;)
    Boa análise!

    ResponderExcluir