segunda-feira, 31 de março de 2014

História dos Games: Game Boy




Nome: Game Boy
Ano de lançamento: 1989
Empresa:
Nintendo

Olá pessoal, vamos falar de portáteis hoje, e escolhi um que acho que todos conhecem o Game Boy.

O Game Boy, ao contrário do que muita gente acha, não foi o primeiro console portátil da Nintendo, com sua tela em preto e branco (ou verde escuro e verde claro), foi muito popular na década de 90.


Com suas 4 pilhas AA ele tinha uma autonomia de até 20 horas de jogatina, incrível!(pilha da boa hein).
O display de cristal líquido era muito bom, mas tinha um contra, precisava de luz diretamente nela para que você pudesse ver algo, o que impedia jogar em locais mal iluminados.
Mas mesmo assim, ele se tornou uma febre, pela possibilidade de jogar seus jogos favoritos onde quiser, as pessoas se reuniam para jogar via cabo link (naquela época não tinha Wi-fi), que era extremamente curto, mas não atrapalhava em nada a diversão.

Por muitos anos, Tetris foi o líder absoluto de vendas para o portátil, com seu desafio único e fator replay (vontade de jogar de novo) absurdamente altos, as pessoas eram desafiadas a superar seus próprios limites e sempre bater seus recordes.

E com o lançamento de Pokémon, o que era popular, se tornou ainda mais, todas as crianças (e adultos) tinham o seu e carregavam seu cabo link para poder ver quem era o mais forte, e especialmente para trocar pokemons e se tornar um mestre.

O Game boy ganhou outras versões como:

Em 1996 foi lançado o Game Boy Pocket, que era menor, facilitando o transporte, e usava menos pilhas, apenas 2 pilhas AAA.

Em 1997 lançaram o Game Boy Light, que tinha luz própria, permitindo que jogue ate mesmo no escuro.

Bom este não é bem uma nova versão, e nem edição especial, mas sim o sucessor do Game Boy, mas vou falar dele aqui pois não tem diferenças o bastante para uma matéria exclusiva.

E em 1998 foi lançado o Game Boy Color, o sucessor do Game Boy, que com sua tela de LCD colorido, e ligeiramente mais forte, mas novamente sem iluminação própria, e o fato de ser compatível com todos os jogos do Game Boy original, o fizeram vender muito bem.
Falando nos jogos dele, são bem coloridos (alguns até demais, ferindo a vista) e alegres (kirby que o diga), um detalhe interessante, é que ele era capaz de deixar os jogos do Game Boy original, coloridos, tornando a experiência de jogo, algo totalmente diferente.
O Game Boy Color além do display colorido ele também trazia algumas novidades, como uma porta infravermelho na parte superior do parelho, que infelizmente foi usada em poucos jogos, e o fato de usar apenas 2 pilhas AA, para 8 horas de diversão.



E como todo bom console Nintendo, não podia faltar acessórios, dos úteis aos curiosos.

A Game Boy câmera, que era uma câmera de baixa resolução (em preto e branco) que você encaixava no lugar o cartucho.

A Game Boy Printer, que imprimia as fotos da Game Boy Câmera, em papel adesivo, alguns jogos também eram compatíveis com este acessório.

O Cabo Game Link, esse era o principal acessório do aparelho, pois através dele que era possível jogar multi-player.

O portátil também teve uma série de acessórios não oficiais, como lentes de aumento, iluminação externa e muitos outros.
Game Boy Megazord pronto para a luta.

O console tem uma biblioteca de jogos enorme, com jogos de todos os gêneros da época, com muitas bombas (jogos ruins mesmo) assim como muitos clássicos (jogos que fizeram história). O fato da tela precisar sempre de luz direta é algo bem incomodo, coisa que impedia o aproveitamento total de seu aparelho sem o transformar em um Frankenstein.

Mas enfim, se você ainda tem o seu, tire a poeira dele e jogue um pouco para matar saudades e se tiver algum amigo, fica melhor ainda, pois sempre é mais divertido jogar com alguém.

Curiosidades e dicas:

    • - Apesar de o projeto ter ficado pronto em 1986, o portátil só foi lançado em 1989.
    • - O Game Boy foi apresentado ao mundo na E3 de 1987.
    • - A ideia do projeto era fazer um vídeo game como o Famicom, com a portabilidade do Game & Watch.
    • - Foram lançados inúmeros modelos, de diversas cores e edições especiais de Game Boy e Game Boy Color.
    • - O jogo Metal Gear para Game Boy Color, tinha uma opção escondida, para usar seu portátil como controle remoto de TV.
    • - O Game Boy Color podia rodar jogos do Classic com uma palheta de cor pre definida, e o jogador podia troca de palheta segurando uma sequencia de botões ao ligar o portátil.
    • - As imagens impressas na Game Boy Printer eram stickers autocolantes.
    • - Gunpei Yokoi foi o criador do Game & Watch e do Game Boy.













    Nenhum comentário:

    Postar um comentário