quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Review: The King of Fighters 94

 



Título: The King of Fighters 94

Produtora: SNK

Ano de lançamento: 1994

Plataforma: Arcade 

Olá pessoal, estamos de volta, nos desculpe por tanto tempo sem uma postagem nova, estávamos resolvendo alguns problemas pessoais, mas agora voltar com estilo, hoje iremos falar do grandioso The King of Fighters 94, o início de uma das séries de luta mais amadas de todos os tempos.

A história que usaram para juntar todos esses personagens não é exatamente a melhor (mas qual jogo de luta antigo tem uma boa história?), mas é interessante o bastante. O grande contrabandista de drogas e armas Rugal Bernstein, também é um grande lutador cruel e implacável, mas não encontra mais ninguém forte o bastante para uma boa luta, sendo assim, ele revive o torneio The King of Fighters para encontrar os lutadores mais poderosos do mundo, enviando oito convites para vários países, mas o torneio tem uma diferença dos anteriores, é um torneio em equipes, mais precisamente trios e cada trio lutou pelo direito de participar deste grande torneio nas preliminares de seus respectivos países.

Esta é a parte que torna este jogo tão inovador, pois combinava diversas franquias da SNK em apenas um jogo de luta e o mais fantástico, nem todas as franquias eram de jogos de luta.

As equipes são divididas em países e estas são:

Itália – Vindos diretamente de Fatal Fury, esta equipe é composta pelos irmãos Terry e Andy Bogard e seu amigo Joe Higashi.

China – Vindos de Psycho Soldiers, esta equipe é composta pelos estudantes com poderes psíquicos, Athena Asamiya e Sie Kensou e seu mestre (criado para este game) Chin Gentsai, um velho bêbado e muito bom de briga.

Brasil – Vindos diretamente das florestas de Ikari Warriors, a equipe com os mercenários Ralf Jones e Clark Steel e seu comandante Heidern.

Inglaterra – Vindas de Art of Fighting temos Yuri Sakazaki e King juntas de Mai Shiranui de Fatal Fury, formando o primeiro, Girls team.

México – Vindos de Art of Fighting temos os representantes do dojo dos Sakazaki, Ryo e Takuma Sakazaki e o rival de e amigo de Ryo, Robert Garcia.

Coreia do Sul – Nesta equipe temos, o lutador de taekwondo Kim Kaphwan, vindo diretamente de Fatal Fury e dois novos lutadores criados para o torneio, os prisioneiros Shoi Bounge e Chang Koehan que estão participando de um projeto de reabilitação em que Kim é o responsável (e que por sinal, participar do torneio faz parte deste projeto).

Japão – Equipe criada inteiramente para este game, nela temos os heróis da série, Kyo Kusanagi, Benimaru Nikaido e Goro Daimon.

Estados unidos da américa – Outra a equipe criada inteiramente para este torneio, composta por três esportistas, Heavy D!, boxeador, Lucky Glauber, o jogador de basquete e Brian Battler, o jogador de futebol americano.

O sistema do jogo é bem interessante, pois o jogador deve escolher entre um time completo e não os personagens individuais como em outros jogos de luta da época, coisa que foi alterada nas versões futuras.

Antes de cada luta o jogador escolhe a ordem dos combatentes, decisão muito importante já que não é possível mudar de lutador durante a luta ou entre os rounds.

Falando em rounds, eles funcionam de uma maneira diferente, pois como são batalhas em trio, usam o sistema, o perdedor sai, o vencedor fica (recuperando uma pequena quantia de energia).

Os combates usam um sistema parecido utilizado em Fatal Fury mas lutando em apenas um plano, tendo uma barra de Pow (super) que pode ser utilizada para executar os Desperation Moves, movimentos estes que podem sem a barra de Pow estar cheia caso o jogador esteja com a vida piscando vermelho.


Os gráficos e animações são bons, músicas e efeitos sonoros são muito bons, os controles são bons e a dificuldade não é nada exagerada.

No mais, este é o primeiro jogo uma série que se tornou uma das mais amadas dos anos 90 e por um bom motivo, a combinação de diversas franquias e um sistema de combate de times totalmente inovador fez deste título um sucesso absoluto, motivo de fliperamas lotados onde houvesse esta máquina.

 

Curiosidades e dicas:

 

- Ao se iniciar uma nova partida, o jogo mostrará um breve tutorial com os comandos básicos.

- A barra de Pow sempre se esvazia entre os rounds, então não economize nos especiais.

- Segure o botão D enquanto escolhe seu time para usar a segunda cor.

- Nas versões não japonesas da versão do Neo Geo AES, é possível habilitar o sangue censurado com o seguinte código: segure os botões A e D no controle 1 e os botões B e C no controle 2, então pressione Start.

- O personagem Kyo Kusanagi foi originalmente nomeado como Sho Kirishima, mas os produtores mudaram de idéia e deram ao personagem o nome com o qual é conhecido hoje. Mas o personagem Sho Kirishima aparece como o Striker (personagem de ajuda) de Kyo, em  The King of Fighters 99, 2000 e Battle de Paradise.










Nenhum comentário:

Postar um comentário