Título:
Sink or Swim
Produtora: Zeppelin
Games
Ano de lançamento: 1993
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System
Ano de lançamento: 1993
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System
Olá pessoal, hoje iremos
falar de um grande jogo (literalmente) desconhecido, estou falando de Sink or
Swim.
O jogador controla Kevin
Codner, o herói aquático que após ouvir sobre o acidente com o navio SS Lucifer
ele vai até lá em seu submarino amarelo resgatar todos os passageiros.
E com esta breve introdução,
vamos ao jogo. A jogabilidade é clássica
de jogos de plataforma, sendo que Kevin
anda para os lados, pula, solta boias (ok, uma boia que suporta alguns
passageiros nela), bombas para limpar o caminho (e que não causam dano em
pessoas), além de nadar (por vinte segundos) e escalar canos para poder fechar vazamentos
neles.
E usando dessas habilidades
o jogador deve resgatar os
passageiros (e eles não são exatamente inteligentes) os guiando através das
salas até a saída de emergência, mas leva-los em segurança até a saída não é
coisa fácil, pois os passageiros são suicidas
e apenas viram após baterem em algo ou passarem por uma esteira, o que fará com
que você veja as almas deles subindo com muita frequência. O maior problema é o
fato de que qualquer coisa pode matá-los,
como, prensa, fogo, altura, vapor, entre outros, tornando a dificuldade do jogo
muito alta.
Na tela do jogo temos varias
informações úteis que irei descrever agora:
O contador de
vidas em forma de K (de Kevin): acho que não precisa de descrição.
Tanque de ar: mostra um contador com
duração de 20 segundos, que causa a morte imediata de nosso herói caso zere.
Timer das bombas: elas explodem em
cinco segundos e este contador se inicia sempre que uma bomba é depositada.
Pontuação: autoexplicativo.
Rescue: é o número de passageiros a
serem resgatados no nível.
Left: é o número de passageiros restante
para serem salvos (ou ainda vivos).
O jogo é extremamente longo,
contando com um total de cem (isso mesmo, 100)
níveis, divididos em cinco cores (que representando suas dificuldades) ao longo
do cruzeiro. E para poder continuar o jogo mais tarde, ele conta com um sistema
de passwords de seis letras, sendo eles,
em sua maioria, nomes ou palavras em inglês, o que torna muito fácil (com
alguma sorte) descobrir os passwords para os estágios mais avançados.
Os gráficos são bem
coloridos e bem desenhados, tendo um visual bem alegre, as musicas são animadas
e até que boas, mas os efeitos sonoros são apenas medianos e a jogabilidade é
bem precisa. No mais, é um jogo bem interessante e divertido, mas sua
dificuldade alta pode afastar os jogadores mais casuais.
Curiosidades
e dicas:
- - Após algum tempo a água começa a subir, mesmo em estágios secos.
- - A versão para Mega Drive se chama, S.S. Lucifer, Man Overboard!
- - O jogo só tem passwords a cada cinco estágios, a não ser na versão para Mega Drive que tem para todos.
- - Quando fica muito tempo parado, Kevin irá começar a brincar com um ioiô.
- - Na versão para Mega Drive, antes de cada estágio são mostradas várias informações, entre elas, quantos passageiros é preciso resgatar para se passar de fase.
- - Alguns estágios diferem entre as versões do jogo.
- - Caso o jogador fique com menos passageiros vivos que o necessário para se passar o estágio, a tela escurece mostrando que a missão já esta falha.
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