domingo, 27 de abril de 2014

A história dos games: Vectrex


Nome: Vectrex Arcade System
Ano de Lançamento: 1982
Empresa:
General Consumer Eletric

Olá pessoal, hoje venho falar de um console pouco conhecido da segunda geração, o Vectrex.

O Vectrex é um vídeo game bem curioso, pois ele é o único console de mesa a ter tela própria (assim não precisando mais de uma televisão para jogar) até então.


E o detalhe mais chamativo dessa tela eram seus gráficos, pois gerava imagens vetoriais, criando um pseudo 3D muito bom (e você achando que imagens 3D começaram nos anos 90).

Mas a vantagem da tela embutida acaba ai, pois para baixar o custo de produção dele as telas eram todas em preto e branco, mas não pense que isso faria os jogadores jogarem em preto e branco, pois cada jogo do console, vinha com uma camada plástica colorida para colocar sobre a tela, chamada de Overlay, e ao usar estes overlays, os jogos ganhavam mais vida, pois ficavam bem coloridos, e alguns overlays até mesmo tinham as funções dos botões na parte de baixo deles.

Overlay e Cartucho
E falando em controles, o console aceitava dois controles de quatro botões, mas esses controles eram um tanto diferentes, pois eles eram retangulares como um controle de NES, mas, as semelhanças acabam ai, seus quatro botões eram posicionados na horizontal e numerados de um a quatro, da esquerda para a direita, e ele não usava um D-pad, mas sim uma mini alavanca.  Isto mais a aparência do aparelho, o fazia parecer ainda mais um mini arcade. Por isto em sua propaganda ele não era descrito como um console, mas sim como um arcade caseiro.

E as inovações dele não pararam por ai, ele tem dois acessórios que valem a pena ser mencionados.


3-D Imager, que era um óculos 3d para ser usado com o aparelho, mas ele tinha um grande diferencial sobre os outros óculos do tipo, ele usava um disco colorido, metade preto e a outra parte se dividia, em três cores que eram vermelho, verde e azul, o espaçamento das cores variava dependendo do jogo, já que os jogos compatíveis com o aparelho vinham com seu próprio disco e a velocidade que o disco gira era controlada pelo jogo.


E a Light Pen, que era uma caneta, que era conectada na segunda entrada de controle, que permitia tocar na tela do aparelho (incrivelmente era um touch bem preciso), apesar de ser algo bem inovador na época  ganhou apenas três títulos compatíveis.


A promessa do console (aham, digo Arcade System) era realmente boa, pois seus gráficos vetoriais apesar de não serem coloridos como os do Atari VCR 2600, criavam efeitos únicos que ate então nenhum outro console podia fazer. Mas sua data de lançamento foi o motivo de seu fracasso, pois o “grande crash dos vídeo games de 1983” foi demais para ele, impedindo o aparelho de ter boas vendas. E por isso ele tem pouco mais de cinquenta títulos lançados, quer dizer, oficiais, pois até hoje existem alguns entusiastas que criam seus próprios jogos, com ovelays e tudo o mais, parecendo um jogo oficial.

No mais, ele foi um grande vídeo game, mas lançado na época errada, e agora é apenas um grande item de colecionador, tanto pela sua raridade, quanto pela sua aparência de arcade.

Curiosidades e dicas:

  • - O aparelho vinha com um jogo na memoria chamado MineStorm, mas alguns aparelhos continham um erro fazia o jogo travar no nível 13.
  • - Consumidores que reclamavam para a companhia recebiam o cartucho MineStorm II, que era a versão corrigida do jogo original, mas  por causa da dificuldade de se chegar no nível 13, este é um dos cartuchos mais raros do sistema.
  • - Originalmente ele foi lançado em 1982 por $199, mas pouco antes de ser descontinuado em 1984, seu preço já estava em $45.
  • - O jogo mais raro é Mr. BOSTON, que só era possível consegui-lo na cadeia de lojas de licor Mr. Boston, ou seja, era uma cópia de outro jogo com algumas modificações para vender a marca.
  • - Todos os jogos compatíveis com o 3-D Imager tinham 3D no nome.
  • - Apesar de ter suporte para dois controles, poucos jogos podiam ser jogados simultaneamente.
  • - Os jogos compatíveis com a Light Pen eram, Artmaster, Melody Master e Animaction.
  • - Os cartuchos eram colocados na lateral do aparelho.
  • - Em 1983 a General Consumer Eletric foi comprada pela Milton Bradley Company. e em 1984 se fundiu com a Hasbro, que descontinuou o aparelho alguns meses após a fusão.










                                                

2 comentários:

  1. Muito fera cara! Sorte a do Atari que o Vectrex não vingou, pois seria um concorrente de peso!

    ResponderExcluir
  2. Para desbancar o Atari, só se fosse lançado por volta de 79 ou 80...

    ResponderExcluir