terça-feira, 22 de abril de 2014

Review: Mortal Kombat



Título: Mortal Kombat
Plataforma: Arcade
Ano de lançamento: 1992
Produtora: Midway Games

Olá pessoal, hoje vou falar do jogo que apresentou o sangue e excesso de violência aos games, estou falando de Mortal Kombat.

Este sem duvida é um título que todos conhecem, independente se gostarem ou não, pois é um título que fez história, foi desenvolvido para ser rival do grande Street Fighter 2 (que estava em seu auge na época) e cumpriu muito bem seu papel de rival, forçando a Capcom a trabalhar duro para se manter na liderança.
A história do game é até que bem original. 

O torneio chamado Mortal Kombat ocorre de geração em geração. O primeiro torneio foi realizado há dez séculos passados do nosso tempo atual.

O torneio era uma forma de conquista legítima entre reinos (é o como são chamadas as realidades paralelas aqui), criado pelos Deuses Anciãos (Elder Gods). Como a Terra era a próxima a ser conquistada, era preciso que o representante oficial do plano terreno vencesse 10 vitórias consecutivas. Nesse caso, a Terra já havia perdido nove, sendo este Mortal Kombat o último para que o feiticeiro Shang Tsung e seu Imperador conquistassem o reino da Terra.

E com essa história temos nove lutadores sendo sete selecionáveis e dois mestres. Os lutadores eram:



Liu Kang, descendente de Kung Lao, e escolhido por Raiden para ser o representante do Reino Terrestre no mais importante Mortal Kombat para a Terra.



Raiden, o deus do trovão (quem achou que o deus do trovão era Thor, estava errado) da Terra e responsável por escolher os representantes do reino na luta contra Shang Tsung.



Sonya Blade, agente especial dos Estados Unidos que entrou no torneio com o único objetivo de encontrar e prender Kano, líder do grupo terrorista Black Dragon.



Kano, um mercenário líder do grupo Black Dragon, entrou no torneio aguardando uma chance de saquear os tesouros de Shang Tsung.



Johnny Cage, um ator de Hollywood acusado de ser uma fraude e usar efeitos especiais em seus filmes, entrou no torneio para provar que é um grande lutador, de uma vez por todas (sério que vale apostar a vida nisso?).



Scorpion, um ninja o qual o verdadeiro nome é desconhecido, é um nobre guerreiro do clã Shirai Ryu, rival ao clã Lin Kuei, ele entrou no torneio em busca de vingança contra Sub-Zero por ter matado ele e a sua família, sim Scorpion é um morto vivo, e seu forte ódio o fez voltar do inferno para poder realizar a sua vingança.



Sub-Zero, um ninja do clã Lin Kuei que usa poderes de gelo, e esta participando do torneio com o objetivo de assassinar Shang Tsung.

E os dois chefes



Goro, o atual campeão do torneio, e o príncipe dos Shokans (uma raça meio homem, meio dragão, com quatro braços), extremamente orgulhoso e poderoso.



Shang Tsung, um poderoso mago de Outworld, responsável pela dominação do reino terrestre, ele tem a capacidade de devorar almas e se transformar em qualquer pessoa já absorvida.

Os controles do jogo também eram algo bem original, pois eram cinco botões (posicionados iguais a um dado) para os comandos, soco alto, soco baixo, chute alto, chute baixo, e bloqueio no meio, sim bloqueio era um botão e não colocando para traz, oque atrapalha muitos novatos que estão acostumados a colocar para traz para defender e acabam tomando os golpes.



Agora vamos à parte interessante, o jogo.

Mortal Kombat seria um game de luta convencional se não fosse um detalhe, sua violência, além de voar sangue do oponente a cada golpe acertado, no fim da luta o vencedor tem alguns segundos para matar seu oponente com o movimento de finalização, o famoso FATALITY. Cada personagem tem um movimento diferente, que vai desde arrancar o coração do oponente até queima-lo até restar apenas os ossos.


E toda essa violência foi apenas um dos fatores que contribuíram para o sucesso do game, o outro fator foi o fato de usar pessoas reais, digitalizadas (sim, eram fotos, e você ai achando que eram apenas sprites bem desenhados).


Mas nem tudo é violência, o game também possuía um estagio bônus, cujo objetivo era quebrar uma pilha de tabuas (bem semelhante ao bônus do primeiro Street Fighter), e para realizar esta tarefa, o jogador deveria esmagar os botões até a barra passar da linha indicada, e então apertar bloqueio para bater.


O jogo foi um sucesso dos arcades, e sua violência absurda foi o motivo de ser criado o selo de controle da faixa etária (já sabem a quem xingar agora), e por isso mesmo teve censura aplicada quando foi portado para diversas plataformas, como Mega Drive e Super Nintendo, trocando o sangue por suor (ou lagrimas, depende de sua criatividade).

Os gráficos são bons (mas não ótimos), os efeitos sonoros são bons e a diversão e criatividade são fora de escala. Então se você tiver a chance de jogar este grande clássico, não perca a chance, pois não irá se arrepender.

Curiosidades e dicas:

  • - No cenário da ponte (The Pit) ao dar um gancho no oponente, ele ira cair e ser atravessado pelos espinhos lá de baixo.
  • - A maioria das versões de consoles foram censuradas removendo o sangue.
  • - As versões de Mega Drive e Game Gear tem um código que colocava o sangue de volta no jogo.
  • - Os idealizadores do game são Ed Boon e John Tobias.
  • - Originalmente Mortal Kombat Seria um jogo do ator Jean-Claude Van Damme, mas o mesmo recusou.
  • - A aparência de Johnny Cage foi inspirada no personagem de Jean-Claude Van Damme em o Grande Dragão Branco.
  • - Algumas vezes ocorria um erro na palheta de cores do Sub-Zero ou do Scorpion que os deixava vermelhos, e na tela escrevia a abreviação de ERROR MACRO, ou            ER MAC, o que levou muitos a acharem que se tratava de um personagem secreto (coisa que só virou realidade em Ultimate Mortal Kombat 3).
  • - Raiden foi baseado em um personagem, que também soltava raios, do filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (título original é: Big Trouble in Little China, parabéns mais uma vez sessão da tarde).
  • - Reptile é um personagem secreto neste game, com todos os poderes de Sub-Zero e Scorpion (mas o FATALITY que ele usa é o do Scorpion). Para enfrentá-lo o jogador deve vencer no cenário da ponte (The Pit) sem tomar nenhum dano nos dois rounds (Flawless victory) e sem usar o botão de defesa, e terminar com o Fatality.
  • - Johnny Cage não pode usar o golpe baixo contra Sonya (por que será né?).
  • - Johnny Cage podia arrancar mais de uma cabeça do oponente (Oo).
  • - Na versão para Game Boy, não tinha Johnny Cage e nem Repitile, mas é a única versão em que Goro era jogável.
  • - As cabeças que estão empaladas embaixo de “The Pit” são as cabeças dos produtores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário