quarta-feira, 20 de maio de 2015

Review: Fatal Fury King of Fighters


Título: Fatal Fury King of Fighters
Produtora: SNK
Ano de lançamento: 1991
Plataforma: Arcade

Olá pessoal, hoje falaremos um pouco sobre uma das séries de luta mais faladas dos anos 90, o grande clássico, Fatal Fury.

A história é algo bem simples (para variar), o grande chefe do crime de South Town Geese Howard, responsável pela morte de Jeff Bogard, pai de Terry e Andy Bogard, e agora (dez anos depois), Geese já é a pessoa mais importante do submundo da cidade, mais uma vez está patrocinando um grande torneio de artes marciais chamado de King of Fighters (familiar?), que ele usa para encontrar novos capangas ou possíveis ameaças.

 Diferente de Art of Fighting, onde o jogador podia usar qualquer personagem no modo versus, aqui tanto no modo história quanto no contra, os jogadores podem escolher apenas entre os três personagens principais, Terry, Andy e Joe.

Os personagens são:


Terry Bogard: Especialista em briga de rua, assim tendo um estilo bem único usando poderes energéticos e chutes, ele busca vingança pela morte de seu pai.


Andy Bogard: Irmão mais novo de Terry que viajou para o Japão para aprender Koppojutsu, seus ataques não têm muito alcance, mas a sua velocidade cobre esse defeito.


Joe HigashiUm velho amigo dos irmãos Bogard, ele é um lutador de Muay Thai japonês com poderosas técnicas de chute e um poderoso tornado (bem similar ao de Michael Max) que solta pelos punhos.


Duck King: Um personagem bem louco (literalmente), este punk usa movimentos de dança para em seus golpes criando um estilo próprio de luta.



Richard Meyer: Gerente do restaurante Pao Pao Café, ele está no torneio para tornar a capoeira conhecida no mundo todo.



Michael Max: Mais um boxeador baseado no famoso Mike Tyson (isso era bem popular nos anos 90), ele era um grande lutador profissional, mas que não achava mais graça em lutas com regras, então ele partiu para a briga de rua e por fim o torneio para sentir como é o verdadeiro Boxe sem a proteção das regras.



Tung Fu Rue: Este velho mestre de artes marciais é muito mais do que parece, pois quando ele ficava com metade da energia se transformava em um gigante musculoso, seu estilo de luta é uma variante do Bajiguán chamada de Hakkyoukuseiken (Punho sagrado dos oito caminhos).



Hwa Jai: Este Tailandês lutador de Muay Thai tem um estilo de luta bem similar ao de Joe. Era conhecido também como “o herói do Muay Thai” até perder este título para Joe Higashi, o que o irritou grandemente, o tornando um lutador muito violento e cruel e mais tarde viria a se torna capanga de Geese. Após tomar cerca de meia barra de dano, irão jogar para ele uma garrafa de bebida especial que aumenta seu ataque.



Raiden: Ex-lutador de luta livre mascarado, foi traído por seu parceiro de lutas, evento esse que o transformou totalmente, ficando muito violento e passou a descontar toda a sua raiva em seus oponentes. Ele foi contratado por Geese como um de seus guarda costas no torneio.



Billy Kane: Campeão invicto do King of Fighters e braço direito de Geese, ele luta usando um bastão vermelho e é bem ágil, mas quando está sem sua arma ele fica apenas se defendendo enquanto treme.



Geese Howard: O grande vilão do jogo e chefe do submundo de South Town, além de patrocinador do torneio e um grande lutador de Akido.


O sistema de combate não é nada muito inovador se comparado com Street Fighter, mas tem suas diferenças, pois o jogador usa apenas três botões, A para soco, B para chute e C para arremesso, além disso o jogo conta com outra novidade, os cenários contam com dois planos dando a opção de mudar entre eles quando bem entender, aumentando assim a estratégia nos combates.


O bônus game é um verdadeiro esmaga botões, o jogador deverá derrotar uma máquina de queda de braço (mais fácil falar do que fazer), sendo que ela será desafiada três vezes, caso vença a queda de braço, outro rosto aparece na tela no próximo nível e caso perca, a máquina continua com o mesmo rosto.

Os gráficos são medianos, os controles são um pouco pesados e lentos, as músicas e efeitos sonoros são muito bons e a dificuldade está na média, os quadros do rosto dos personagens são bem feios e seus movimentos estão bem duros (não são nada naturais).

No mais, é um jogo bem interessante para quem quer conhecer a origem da série Fatal Fury, porque se for apenas para se divertir, tem outros jogos da série que são bem melhores e tem mais personagens, mas mesmo assim é um jogo que vale a pena conhecer apenas por ter sido o primeiro desta grande série.

Curiosidades e dicas:

  • - É dito que Tung Fu Rue é o mestre de Andy e Terry na versão Special do game.
  • - Ganhando ou perdendo a queda de braço a máquina mostrará um dos golpes de seus personagens.
  • - Para se conseguir o final bom é necessário terminar na dificuldade normal ou superior e sem usar continues.
  • - É possível usar Geese na versão para Mega Drive, para isto basta entrar no VS mode e antes de escolhe o modo de jogo (1p vs 2p ou 1p vs COM), ambos os jogadores devem segurar para a esquerda e então pressionar Start, pronto, agora é possível usar o chefão no VS mode.












Um comentário: