Título: The Legend of Zelda Ocarina of
Time
Plataforma: Nintendo 64
Ano de lançamento: 1998
Produtora: Nintendo
Plataforma: Nintendo 64
Ano de lançamento: 1998
Produtora: Nintendo
Olá
pessoal, hoje irei falar de um dos mais aclamados jogos do saudoso Nintendo 64,
o grande, The Legendo of Zelda Ocarina of Time.
Comecemos
pela história, o jogador controla Link,
um jovem garoto que vive na vila dos Kokiris,
(um povo que não envelhece, tendo assim, sempre a aparência de crianças), mesmo não sendo um deles e
todos estão sob os cuidados da grande árvore
Deku (sem piadinhas maldosas), uma árvore de idade incalculável e
extremamente sabia (sim, sabia, pois ela fala). E cada Kokiri tem uma fada
companheira, menos Link, o que o torna motivo de piada entre os moradores da
vila, até que um dia, a árvore Deku teve um sonho premonitório (e árvores
dormem?) e chama Navi a fada, e pede
a ela para ir chamar Link e se tornar sua parceira.
E ao
chegar lá, a grande árvore Deku diz que não tem muito tempo de vida, e que as forças do mal estão atrás de uma joia
que ela guarda dentro de si e pede para Link recuperá-la antes que seja tarde
demais, e após passar a primeira dungeon do jogo e recuperar a joia, e a árvore
Deku dá à Link, a missão de ir até o castelo de Hyrule e avisar a princesa Zelda sobre o perigo que se aproxima e
morre. Com esta missão em mente, Link parte para o castelo, mas não sem antes receber
de Saria a ocarina das fadas como
lembrança. E ao sair da floresta o jogador é apresentado a Kaepora Gaebora, uma
coruja muito sabia (e irritante) que lhe ajuda em alguns momentos do jogo.
E após
cumprir a missão inicial e avisar a princesa Zelda do perigo, passar algumas dungeons
e juntar as três joias sagradas, que representam as três deusas que criaram o mundo, o jogador poderá pegar a lendária Master Sword dentro do grande Templo do
Tempo, porém Link é muito novo, e fica congelado no tempo por sete anos para
crescer e poder empunhar a espada lendária (mas se ele estava congelado no
tempo, como ele cresceu?), agora sete
anos mais velho, o mundo foi dominado pelo mal e Link agora tem uma nova
missão, coletar os seis medalhões dos seis sábios e enfrentar a fonte de todo o
mal e assim, salvar Hyrule.
Este
foi o primeiro jogo 3D da serie, e
por esta razão ele trouxe muitas inovações na jogabilidade e no modo em que se
explora o ambiente, começando pelo controle 100% pelo analógico, o que permitia
caminhar vagarosamente ou correr
dependendo da posição do analógico, hoje em dia isto pode ser coisa comum nos
jogos, mas na época ainda era novidade. E já que agora a movimentação é 3D é
preciso uma maneira de facilitar a vida do jogador na hora de mirar nos
inimigos, e com isso em mente criaram o Z-Target,
apertando o gatilho Z do controle, Link iria travar uma mira no oponente mais
próximo, coisa que até mesmo alterava alguns de seus movimentos.
Já
não era mais limitado ao uso de apenas dois itens simultâneos, pois além da
espada e do escudo terem botões exclusivos para eles, o jogador podia equipar
mais três itens nos botões C, mas
espere, existem quatro deles, o que faz o quarto?, você deve estar pensando,
então o quarto botão C serve para pedir uma dica para Navi, ou ouvir oque ela
tem a falar em determinadas situações, e sério você vai cansar de ouvir, Hey, Listen!.
E já
que toquei no assunto da espada (não vão pensar besteira), diferente de seus
antecessores, agora Link não mais ataca do nada o tempo todo, primeiro ele deve
sacar a espada com o botão de ataque (dando um ataque que não pode ser emendado
em outro), e então irá ficar com a espada e escudo em mãos, mostrando que esta
pronto para o combate.
Entre
os itens que o Link pode usar, algo que realmente chama atenção são as túnicas que
ele pode usar, pois existem três delas como:
A túnica kokiri, que é a roupa básica verde do Link, sem nenhum
poder especial.
A túnica goron,
que é a roupa vermelha, ela da resistência a calor permitindo a ele se proteger
de ataques de fogo.
A túnica zora, que é a roupa azul que permite que Link
respire embaixo da água, e olhe que nem usa máscara de mergulho.
As dungeons deste jogo em sua grande
maioria são bem grandes, mas não o bastante para se perder fácil, porém, fáceis
de se morrer caso seja descuidado. E em toda dungeon o jogador irá encontrar um
equipamento que será necessário para
se derrotar o mestre da área (tradição da série).
Mas
sem duvida o item mais importante, é aquele que da o nome ao jogo, a Ocarina, este instrumento permite a
link tocar as mais variadas musicas, mas não ache que é só para diversão, pois
são músicas mágicas, com os poderes
mais variados, desde apenas abrir uma porta até conjurar uma tempestade.
O
jogador também pode fazer diversas quests secundárias para ganhar melhorias
para seus equipamentos ou mesmo Heart Pieces. E sem duvida nenhuma a principal
quest secundaria era a quest das Golden
Skulltulas, cujo objetivo era derrotar E coletar o Golden Token, a prova de
que você derrotou o monstro, de todas as cem (disse 100) Skulltulas, e quebrar
a maldição de uma família da cidade do castelo de Hyrule.
Este
grande título foi o primeiro Zelda usar a tecnologia 3D, permitindo assim,
muitas inovações, como seus gráficos incríveis que permitiam ver claramente as
expressões nos rostos dos personagens, fantásticas trilhas sonoras e belas
musicas de ocarina.
Apesar
de algumas falhas, ainda é um grande jogo, o sistema de dia e noite e as
diferenças entre o Link jovem e adulto tornam a experiência algo único e se
você é fã de jogos do tipo RPG de ação, este é uma boa opção para muitas horas
de diversão.
Curiosidades
e dicas:
- - O game tem um gigantesco campo aberto que da a sensação de Open World (mas fica só na sensação mesmo, pois é um jogo totalmente linear).
- - Originalmente este era para ser um jogo com visão em primeira pessoa.
- - Inicialmente a ideia era fazer uma versão 3D do Zelda II.
- - Vários itens, como o Slingshot e o Hookshot, usam da mira com visão em primeira pessoa para maior precisão em seus tiros.
- - Se o jogador olhar pela janela do jardim em que encontra Zelda a primeira vez, ele verá quadros de vários personagens da Nintendo.
- - Usando de uma sequência de bugs é possível terminar o jogo com apenas três corações.
- - Se for aberta a rom do jogo em um computador é possível ver que o jogo originalmente foi programado em 4K, permitindo o uso de três monitores.
- - Mais tarde foi lançada uma nova versão do jogo chamada de The Legend of Zelda Master Quest.
- - Em 2011 o jogo foi relançado para o Nintendo 3DS totalmente retrabalhado.
Me condenem, mas nunca joguei esse Zelda! Na verdade nunca tive muito interesse na série, mas depois dessa análise vou ter que arrumar um tempinho!
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