quarta-feira, 16 de abril de 2014

Review: Street Fighter



Titulo: Street Fighter
Plataforma:
Arcade
Ano de lançamento: 1987
Produtora: Capcom

Olá pessoal, hoje irei falar do antecessor do jogo de luta que mudou o mundo dos games, o primeiro Street Fighter.

Pouca gente conhece o primeiro game desta famosa franquia (não é pra menos, pois o jogo é bem ruinzinho), mas como se diz, conhecimento é poder, então vamos conhecer um pouco deste não tão grande titulo.


Ao começar o game, o jogador deverá escolher por qual país vai iniciar a jornada, sendo que em cada país tem dois personagens para enfrentar, eles são até que bem interessantes, sendo dois usáveis e dez oponentes, totalizando doze personagens de cinco países diferentes.


Os selecionáveis são:

Ryu, o japonês e personagem principal da saga Street Figther começou sua carreira com o mesmo quimono branco (na época ainda era novo) uma faixa branca na cabeça, cabelos vermelhos e sobrancelhas negras (ele tingia o cabelo, só pode) e sapatilhas vermelhas (Putz), seus golpes são os três conhecidos dos fãs, o Hadouken (Dragon Ball) Shouryuken (Dragon Punch) e o Tatsumaki Senpuu Kyaku (Hurricane Kick).

Ken, o americano e companheiro de treino de Ryu, não é muito diferente de suas outras aparições, com seus cabelos loiros e roupa vermelha (ao menos ele não usa sapatilha), seus golpes são exatamente iguais aos de Ryu.


Os oponentes de cada país são:

Inglaterra:

Birdie, este gigante inglês, surgiu como um punk, loiro, sem camisa, especializado em cabeçadas, mais tarde ele voltaria em Street Fighter Zero, muito mais louco (provável) e bronzeado.

Eagle, um homem de meia idade com uma cicatriz no rosto, calça e camisa social, suspensórios (putz) loiro e com bigodinho, para mostrar que realmente é inglês, e que usa dois bastões para lutar, por causa disso, seus ataques tem um alcance considerável.


USA:

Joe, um boxeador loiro de calças vermelhas e sem camisa (o que boxeadores têm contra camisas?).

Mike, não reconhece o nome? Ok, e se eu o chamar de Mike Bison, reconhece? Sim, no primeiro Street Ffighter o grande pugilista Balrog, não era nada além de um lutador de rua com as mãos enfaixadas camiseta vermelha e calças jeans.


China:

Gen, o velhinho do Street Fighter zero deu as caras mais cedo do que muitos imaginavam desde aquela época ele já usava a mesma roupa roxa com sapatos vermelhos (roupa velha hein) e atacava com seu estilo único de combate.

Lee, ele representa bem o clássico estereótipo chinês, com suas roupas e seu Kenpo (estilo de artes marciais chinesa).


Japão:

Genki, um ninja misterioso com uma garra na mão direita (mais alguém acha que ele serviu de inspiração para o Vega?), que ataca com shurikens e se teleporta com frequência.

Retsu, um monge com roupas cinza e preta, careca e com sobrancelhas incríveis, incrivelmente grandes.


Thailândia:

Adon, o guerreiro jaguar, assim como Gen e Birdie, também surgiu neste game, mas aqui ele usa um short preto com detalhes amarelos e tem um cabelinho vermelho arrepiado (mais normal que o cabelo de sua versão Zero). Ele é especializado em chutes e o Subchefe do game.

Sagat, o grande mestre do primeiro torneio é nada mais, nada menos, que o gigante do Muai Thai, sua aparência é bem próxima da que ele usa em outros games, a não ser pelo fato dele ainda não ter sua cicatriz no peito.
Usando de seu tamanho e seus poderes semelhantes aos de Ryu e Ken, ele se mostra um inimigo formidável.

E, além disso, tudo, entre as batalhas, haviam alguns estágios bônus (quatro deles), no qual você deveria medir sua força quebrando tabuas ou blocos, e outro para medir sua velocidade, quebrando tabuas suspensas por auxiliares do dojo.

O game se mostra bem inovador para a época, permitindo sequencias de comandos para realizar golpes especiais, e uma grande variedade de personagens e cenários bem coloridos.
E outra grande inovação dele, era o fato de usar seis botões, três para socos e três para chutes, sendo divididos em fracos, médios e fortes.


Mesmo não achando ele um game muito bom, vale a pena jogar para dar boas risadas, e desafiar seus amigos para ver quem consegue soltar mais hadoukens sem errar, ou ficar com ódio mortal dele por causa de sua jogabilidade extremamente travada. Ou seja, experimente, e veja o que acha por si mesmo.

Curiosidades e dicas:

  • - Soltar qualquer poder especial nesse game era um feito para poucos, pois a jogabilidade era muito travada.
  • - Sagat ganhou sua cicatriz por caudo do Shoryuken que Ryu usou para vencer a luta.
  • - Se você iniciasse o game com o primeiro controle, usaria o Ryu, caso fosse o segundo, usaria o Ken, sem opção de escolha.
  • - Três ataques especiais são o bastante para derrotar qualquer um.
  • - O modo versus nada mais é que uma luta do Ryu contra o Ken.
  • - A única real diferença visual de Gen entre as versões de Street Fighter é o tamanho de sua barba.
  • - Ele saiu para varias plataformas da época, sendo que em algumas versões você mal via seu personagem.



Ryu e suas sapatilhas vermelhas


Um comentário:

  1. Nossa, esse é relíquia!
    Qual é a dessa sapatilha do Ryu heim? HAHAHAHAHAH
    E o Birdie eu também não imaginava que já tava presente no primeiro...

    Massa, deu até saudades!

    ResponderExcluir