quarta-feira, 9 de abril de 2014

Review: The Lion King



Título: The Lion King
Plataforma: Super Nintendo / Mega Drive
Ano de Lançamento: 1994
Produtora: Virgin Interactive Entertainment Inc.

Olá pessoal, hoje irei falar de um jogo Disney de um filme que marcou muito gente, Rei Leão.

Este é um jogo bem alegre (é Disney), mas não deixe essa alegria toda lhe enganar, pois como a maioria dos jogos da época ele é bem difícil.


O game conta a historia do filme da melhor maneira que um console 16-bits é capaz, começando com o Simba filhote e após alguns estágios ele cresce ficando adulto, algo que munda totalmente a jogabilidade, lhe forçando a reaprender o game.


Os movimentos de Simba (filhote) são bem simples, quando ele é filhote, ele pode miar (sério ele mia) para paralisar alguns inimigos, rolar, pular em cima para mata-los, e se pendurar em beiradas.

E quando você controla Simba (adulto), ai sim a coisa fica séria, ele para de miar e ganha um rugido de verdade, perde o rolar (afinal ele é adulto, não pode mais ficar brincando por ai) e ganha alguns novos movimentos como:


Patada (muito útil) para poder matar os inimigos sem precisar pular em cima deles (sendo este movimento também mudou);

 Leão rampante, este é um movimento em que ele fica em pé nas patas traseiras e arranha o inimigo algumas vezes;

E por último, mas não menos importante, o arremesso, movimento no qual Simba abraça o inimigo (só funciona com os de quatro patas)  e o joga para trás.

Os estágios são bem variados, passando pelas terras perto da Pedra do Rei, o cemitério de elefantes entre outras, cada um com suas características únicas fazendo o jogador pensar seu próximo movimento para não se arrepender depois, e aqui vai uma breve descrição deles:


The pridelands, o inicio da aventura, é um cenário com umas pedrinhas e alguns inimigos (ouriços e camaleões), bem simples para você poder aprender os comandos .

Roar at monkeys, can’t wait to be a king (sério? Pra que um nome tão longo para uma fase?)é a fase com a música mais animada e cenário mais colorido do jogo, mas também , é seu pior pesadelo, se conseguir passar desse estágio  você consegue terminar o jogo fácil, ela é insana, não existe outra palavra para descrever um leão montado em cima de um avestruz roxo pulando rinocerontes cor-de-rosa (oque eles fumaram para programar isso?). O cenário é o único inimigo que você precisa aqui.


The elephant graveyard, como o nome sugere, é o grande cemitério de elefantes, com ossos para todos os lados e cheio de hienas e urubus ao longo do estagio e MUITOS buracos, tornando qualquer erro fatal, ou pior, voltar para o inicio. Tem varias hienas e abutres por aqui.


The stampede, estagio que merece destaque pela qualidade, parece com a cena do desenho, é um estagio de fuga em direção a tela, no qual o jogador deverá desviar dos animais que vem do fundo e das pedras que vem pela frente.


Simba’s exile, o ambiente é bem parecido com o da primeira fase (até os inimigos são os mesmos) mas com a diferença de que o ambiente é um pouco mais sombrio, esta chovendo pedras (Oo) e tem muitos espinhos espalhados forçando que o jogador revele o malabarista escondido dentro dele.


Hakuna Matata, música bem feliz (digo, quem nunca ouviu HAKUNA MATATA?), estágio bem verde e cheio de agua, o que lhe força a realizar mais alguns malabares para avançar, e tem até mesmo parte na qual você deve subir uma cachoeira usando os troncos que  descem por ela, aqui aparecem as aranhas (que fazem som de rato, mas hein!?) e sapos.


Simba’s destiny, primeiro estágio com o Simba adulto, o cenário e o inimigos mudaram, sendo agora uma floresta densa a noite, cheia de obstáculos (com alguns que podem ser cortados com a garra) e tocas de inimigos (que se materializam do ar Oo) e fuga de pedras rolantes (Inidiana Jones, é você?), os inimigos são macaquinhos que atiram pedras e panteras.


Be Prepared, uma caverna vermelha mostrando o calor das rochas, cheia de esqueletos e geysers de lava, e trechos no qual você fica sobre uma pedra boiando na lava fervente, aqui no além de pantera, hienas, aparecem morcegos que tem como único objetivo lhe jogar na lava.


Simba’s return, estágio extremamente confuso, sendo apenas pedras e hienas, é tudo que você verá neste estágio, e você deve descobrir a combinação de cavernas que leva a saída da fase.

Pride Rock, é hora da batalha final (sem foto para ficarem curiosos XD), se prepare para botar em pratica tudo que aprendeu até aqui, pois tem fogo, relâmpagos e muitas hienas no caminho, tornando o caminho até o último mestre realmente difícil (mais difícil o caminho do que o mestre).

Quase todos os itens são insetos, tudo bem que o Simba come insetos (se você ficou surpreso então REALMENTE precisa assistir o filme), eles vem de varias cores formas e tamanhos, com as mais variadas funções, como aumentar a sua barra de miado (aham, digo, rugido), a barra de vida, recuperar energia, e os continues (esses são representados pelo solzinho da tela de título).


O game tem uma qualidade sonora fantástica permitindo vozes em vários momentos do jogo, os gráficos são bem coloridos e bem desenhados e bem animados tornando a experiência de jogo algo realmente confortável e com uma grande jogabilidade, tornando os únicos pontos negativos do game, seu tamanho, pois ele é bem curto, e ter apenas três chefes.

Se você gosta de jogos Disney ou simplesmente jogos de plataforma com um bom nível de desafio, e relembrar um dos momentos mais tristes da sua infância, não perca mais tempo.

Curiosidades e dicas:

  • - O game tem dois estágios bônus, o bug toss (com o Pumba) e o bug hunt (com o Timon).
  • - O seu rugido carregado no máximo é capaz de matar os macaquinhos e morcegos, e cansar as panteras e hienas.
  • - O inseto de quatro cores lhe dá acesso aos estágios bônus.
  • - A barra de rugido recarrega com o tempo, e dependendo do quão cheia ela esta pode não fazer nada aos inimigos.






Um comentário:

  1. Eu ainda tenho esse cartucho! Joguei muito! Cheguei a decorar a segunda fase toda, aonde pular e aonde abaixar.
    Jogão mesmo, e realmente bem difícil!

    ResponderExcluir