quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

História dos Games: Atari 2600



Nome: Atari VCS 2600
Ano de lançamento: 1977
Empresa
: Atari

Olá pessoal, e com o ano novo, hoje começarei uma nova sessão aqui no blog, e aqui irei falar sobre os vídeo games antigos que marcaram época de uma maneira ou de outra.

Na matéria de hoje irei falar sobre um dos primeiros vídeo games caseiros a se popularizar, estou falando do grande, Atari 2600.

Este vídeo game clássico, criado pela Atari, é o lar de muitos jogos, clássicos dos arcades da época, como Pacman, Donkey Kong, Pong e muitos outros.


Ele tinha 2 controles removíveis (coisa rara na época), que eram conectados na parte traseira do console, que consistiam em uma alavanca direcional e um botão de ação, estes controles eram bem fortes, e precisavam ser, pois existiam muitos jogos em que você tinha que ficar chacoalhando a alavanca para os lados o mais rápido possível.
Mais tarde foram lançados outros modelos de controles como o de 2 botões, o de disco giratório e o com D-pad.

Em uma época em que todas as mães diziam que vídeo games estragavam os televisores, este grande console usava muito da imaginação do jogador para compensar a ausência de gráficos do console.
Alguns dos truques usados por ele eram apagar a tela deixando apenas algumas luzes para dar a aparência de noite, ou paredes invisíveis, forçando o jogador a lembrar o caminho que tinha q fazer.

Este console é a prova de que um console não precisa ter grandes gráficos para ser divertido.
Se você é um retro gamer, como eu, tenho certeza que já se divertiu muito com esse console, sozinho ou com os amigos.
E se você ainda tem o seu Atari 2600, tire a poeira dele e se divirta, pois a aventura nunca acaba.

Curiosidades e dicas:

  • - Os jogos para Atari 2600 nunca tinham final, nem mesmo um simples END.
  • - A empresa proibia que os programadores de colocarem créditos em seus jogos, desta maneira todos os jogos pertenciam a eles.
  • - Durante o desenvolvimento ele era chamado de “Stella”.
  • - O Atari 2600 teve diversos modelos e cópias por causa de sua popularidade.
  • - Entre os jogos de Atari existe um número absurdo de jogos não oficiais desenvolvidos para ele por programadores e softhouses independentes.
  • - O Atari 2600 foi oficialmente morto em 1992 se tornando o console com maior vida útil da historia dos Estados Unidos com uma vida útil de 14 anos.
  • - A Activision foi formada por alguns programadores que saíram da Atari e resolveram montar sua própria softhouse.
  • - Os cartuchos multi jogos do console tinham chaves atrás deles para selecionar o jogo (1 chave para cartuchos com 2 jogos, ou 2 chaves para cartuchos com 4 jogos).

                                                                 


















2 comentários: