segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Review: Super Mario World



Título:  Super Mario World

Plataforma: Super Nintendo
Ano de lançamento: 1991
Produtora: Nintendo


Olá , este é meu primeiro review, e hoje irei falar sobre o game Super Mario World para Super Nintendo, vocês provavelmente já o jogaram nem que seja pelo emulador.

Este é o primeiro jogo do Mario para Super Nintendo e também a primeira aparição do Yoshi, nosso querido dinossaurinho que aparece em 4 cores nesse game.

O Yoshi verde: que é totalmente neutro, não tem nenhum poder a não ser que coma uma casca especifica.
O Yoshi pode comer as frutas do cenário e cada algumas frutas o Yoshi botará um ovo ( O-o , isso não o torna uma fêmea?) e desses ovos podem sair vidas, cogumelos ou uma nuvem feliz que joga moedas.
O Yoshi vermelho: que é o Yoshi de fogo, todas as cascas que ele comer serão cuspidas como bolas de fogo (o que é péssimo em estágios que você precisa manter o casco por algum tempo).
O Yoshi amarelo: é o pesado da turma, quando ele come um casco ele fica tão pesado que quando pula cai e sobe poeira que nocauteia quem tiver perto.
O Yoshi azul: é o voador(eu particularmente acho o melhor) pois não importa o casco que pegar, ele cria asas permitindo voar pelo estagio enquanto o Yoshi não engolir o casco.


Power-Ups

O Mario tem um novo power-up neste game, a pena, que o transforma em Caped Mario, criando uma capa amarela, que permite que ele voe por tempo indeterminado , diferente da folha do Super Mario bros 3,
e também lhe da um novo movimento, o giro, que permite atacar alguns inimigos pelo lado, matando ou virando ate inimigos que não podem ser mortos com pulo ou fogo.

Mas ele também tem os power-up clássicos como:

Super Mushroom: o super cogumelo que faz o Mario crescer não poderia deixar de estar presente no jogo.
Fire Flower : a popular flor de fogo que deixa o Mario branco e vermelho e o permite atirar bolas de fogo e eliminando maioria dos inimigos os transformando em moedas.
Starman: a estrela não poderia estar de fora, como sempre, ela deixa o Mario invencível  por um curto período de tempo, permitindo avançar a fase rapidamente.

Neste game temos 7 mundos, cada um protegido por um Koopaling( e não , não são filhos do Bowser) cada um em seu próprio castelo.
                                                                                     

E as fortalezas também estão de volta, agora protegidas pelos dinossauros Reznor.






E o detalhe mais especial deste game é a Star Road, que além de te dar acesso aos Yoshis coloridos, também permite o acesso a alguns atalhos para varias áreas do jogo.
E ainda falando na Star Road, lá também é o lugar que lhe dá acesso ao mundo Special, que são os estágios mais difíceis que você pode imaginar.

Mas tanto trabalho tem sua recompensa, ao completar o Special você recebe uma mensagem:
YOU ARE A SUPER PLAYER!!
E o mundo muda de cor , e alguns inimigos também mudam.

O game esta bem colorido e com uma jogabilidade fluente , e músicas boas, tudo para fazer você sentir que realmente esta jogando um jogo do Mario
Ele é um clássico que vale a pena ser jogado tanto sozinho quando com os amigos,
pois a possibilidade de transferência de vidas ajuda muito quando você esta jogando com aquele seu irmão ruim que fica morrendo toda hora.

Curiosidades e dicas



  • - Após transformar o mundo passando o mundo Special os Koopas são transformados em Masked Koopas (que são Koopas sem casco, usando mascaras de Mario, mas a maior curiosidade é que vários Masked Koopas mudam de cor).
  • - O jogo tem um total de 96 saídas(não fases)
  • - Todo ponto vermelho tem 2 saídas
  • - Quase todas as casas fantasmas têm 2 saídas
  • - Yoshi pode comer alguns inimigos imortais, como o Blaargh
  • além de poder pisar em qualquer coisa que não seja lava ou tiros de inimigos.
  • - O Yoshi pode voar mais rápido se você manter o botão de corrida( Y ou X) pressionado durante o voo, e  usar a capa facilita, pois você não precisa ficar botonando o pulo para voar.
  • - Se você alcançar o ponto mais alto da saída da fase , além de 50 estrelas você ganha 3 vidas.
  • - É possível reentrar em castelos já destruídos segurando L e R antes de entrar na fase.





Nenhum comentário:

Postar um comentário