quarta-feira, 4 de junho de 2014

Review: Mega Man X


Titulo: Mega Man X
Plataforma: Super Nintendo Entertainment System
Ano de lançamento: 1993
Produtora: Capcom

Olá pessoal, dia de conhecer a segunda serie do guerreiro de titânio, estou falando de Mega Man X.

Esta é uma serie totalmente nova, que se passa no futuro do Mega Man, em 21XX o Dr. Cain encontra um antigo laboratório quando realizava um expedição arqueológica, e lá ele encontra X, com um aviso que dizia:


“X” é o primeiro de uma nova geração de robôs, que contem uma característica inovadora – a habilidade de pensar, sentir e tomar as próprias decisões. Contudo esta habilidade pode ser muito perigosa. Se “X” resolver quebrar a primeira lei da robótica “um robô nunca devera atacar um ser humano”, os resultados serão desastrosos, e eu temo que não há força na terra capaz de para-lo.

Aproximadamente 30 anos serão necessários antes que se possa confirmar sua confiabilidade. Infelizmente eu não viverei para ver aquele dia, e nem tenho alguém que possa continuar meu trabalho. Portanto, eu decidi sela-lo nesta capsula, que ira realizar testes em seus sistemas internos, ate que sua confiabilidade seja confirmada. Por favor, não perturbe a capsula ate aquele tempo.

“X” possui grandes riscos assim como grandes possibilidades. Eu só posso esperar pelo melhor.

Setembro, 12 de 20XX
T. Light


E ao ver isso, Dr. Cain pensou que já seria segura acorda-lo, e após um tempo ele resolveu criar seus próprios robôs baseados do robô do Dr. Light, assim nascendo os reploids.

Reploids: robôs de aparência humanoide com vontade própria, capazes de tomar as próprias decisões e que não estão presos as três leis da robótica.

As três leis da robótica:

1-        Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2-    Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.

3-     Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

E graças ao trabalho de Cain, a sociedade se desenvolveu rapidamente, até que um dia alguns reploids se rebelaram e passaram a atacar todos que se opunham a eles, mostrando que os temores de Thomas Light não eram exageros, e a eles foi dado o nome de Mavericks.


E para combater tal ameaça, foi criado um grupo especial de combate, os Maverick Hunters, que eram liderados pelo mais poderoso reploid existente, Sigma e em sua tropa tinham dois reploids que se destacavam X, o reploid de potencial infinito encontrado por Cain, e Zero, um dos mais poderosos guerreiros dos hunters.

Mas toda essa paz desaparece quando Sigma se torna maverick, e contaminando a maioria de seus subordinados, restando à responsabilidade de para-lo nos ombros de X e Zero (e como o nome do jogo é Mega Man X, adivinhem quem você usa).



Seguindo o mesmo esquema dos jogos anteriores, da série clássica, o jogador deve derrotar oito mestres (Mavericks) e roubar suas armas para usar contra o próximo, mas X tem uma habilidade totalmente nova, a capacidade de grudar nas paredes, podendo escalar, ou deslizar vagarosamente. E também é possível roubar armaduras mecânicas (Ride Armors) e usa-las em alguns pontos do jogo, falando em Ride Armors, logo na primeira fase é apresentado o rival de X, o mercenário maverick Vile, usando uma poderosa Ride Armor.


Mas como nem só de armas vive o Mega Man, neste game surgiram alguns itens e power-ups novos, como:

Corações: que aumentam a vida total de nosso herói sendo oito no total.

Sub-tanques, no lugar das clássicas latinhas E, agora temos quatro tanques de energia reserva que devem ser cheios antes de serem usados, mas em compensação eles não desaparecem após serem usados.


E o detalhe que torna o jogo único, as peças da armadura, são melhorias para X deixadas pelo Dr. Light (que aparece em forma de holograma) em capsulas ocultas espalhadas pelos cenários com peças com as mais variadas habilidades, as partes são:

Botas: elas aumentam a agilidade de X, dando a ele a habilidade de usar o “DASH”, uma pequena corrida em alta velocidade.

Peitoral: aumenta a defesa de X, reduzindo todo o dano recebido pela metade, reduzindo o quanto ele é empurrado para traz e ignorando ataques que causariam um de dano anteriormente.

Capacete: ele permite a X quebrar blocos com a cabeça (It’s me, X).

Braços: é a melhoria do canhão de X, aumenta drasticamente a força do X-buster e permite também, carregar os tiros dos chefes.

O game tinha gráficos surpreendentes para a época, mas o que realmente chamava a atenção eram suas musicas, com qualidade fenomenal e extremamente animadas, somadas a grande jogabilidade, era fácil perder horas na frente da TV jogando. Tudo isso faz desse game, um titulo que vale ser lembrado.

Curiosidades e dicas:

  • Ao derrotar Vile sem ter pegado os braços da armadura, zero lhe dará seu canhão, Zero Buster.
  • Se coletar todos os corações (8) sub-tanks (4) e armadura (pode usar o zero buster), vá para o estágio de Armored Armadillo e no salto final (o que o leva a porta do mestre) pule do carrinho e encontrará uma capsula, e nela X aprenderá o poderoso, Hadouken (com direito ao mesmo comando), que é um ataque que mata qualquer um em um hit, mas necessita estar com a vida totalmente cheia para ser usado (coisa que também é condição para a capsula aparecer, caso ela não apareça, se mate e tente de novo).
  • As partes da armadura estão nos estágios de: Chill Penguin (botas), Storm Eagle (capacete), Flame Mammoth (braços) e Sting Chameleon (peitoral).
  • Os estágios mudam quando se passa outros estágios, como a queda da nave de Storm Eagle corta a energia do estágio de Spark Mandrill.
  •  Os nomes de vários inimigos mudaram na versão americana em relação à japonesa.









Um comentário:

  1. Quando se fala em MegaMan X, nem tem muito o que comentar, simplesmente excepcional!

    ResponderExcluir